Topo

Histórico

Casa de Viver

Inspire-se nestas transformações radicais de banheiros para reformar o seu

Casa de Viver

07/07/2017 04h00

Quer transformar seu banheiro? Revestimento, metais e louças mudam tudo o astral, sem o transtorno de modificar os pontos de água.

1. O banheiro que virou lavabo 

As duas fotos abaixo são do mesmo ambiente: um banheiro que virou lavabo. Muita gente quer fazer isso, mas sempre aparece uma preocupação: o que eu faço com o espao do chuveiro? No lugar do box foi feito um armário. Por ser um apartamento pequeno, havia a necessidade de aproveitar bem os espaços. Como a porta se abre com sistema "toque" (sem puxadores), o armário parece um painel e fica imperceptível.

ANTES E DEPOIS: box virou um belo armário neste banheiro revestido com papel de parede. Foto: Divulgação/Beatriz Dutra


2. O banho disfarçado de lavabo

Neste ambiente, havia a necessidade do banheiro também ter função de lavabo e outra pergunta surge: como disfarçar meu box? A foto abaixo ilustra como painéis de ripas de madeira permitem que a luz da janela e ventilação existam, sem chamar a atenção para o chuveiro. A composição ainda dá charme ao espaço. Mas atenção: o box de vidro fica atrás do ripado. Enquanto o chuveiro não está sendo usado, o vidro deve ficar aberto para o ar circular.

ANTES E DEPOIS: parede de pedras charmosas e portas de correr ripadas para esconder o box. Foto: Divulgação/Beatriz Dutra


3. O banho abandonado de um apartamento antigo

O marido comprou um apartamento antigo. A mulher ficou desesperada quando viu o estado dos banheiros! Neste caso, os pontos hidráulicos foram trocados até pela idade do imóvel. Não compensa trocar todos os revestimentos e depois ter a desagradável surpresa de que o cano velho estourou. Os azulejos antigos foram retirados, as paredes fora do box foram pintadas, os espelhos pequenos foram substituídos por grandes. O piso da área da banheira e bancada foi revestido com  madeira. Para que a água que  caísse da banheira não o danificasse, há um "seca piso" (uma espécie de grelha para drenagem) rente a ela.

ANTES: banheiro antiquado precisava até de encanamentos novos. Foto: arquivo pessoal

 

DEPOIS: o banho do casal teve iluminação otimizada, muito estilo, aspecto "clean" e atemporal. Agora, sim! Foto: Divulgação/Beatriz Dutra


4. Revestimentos falam por si só

O projeto foi feito para uma casa que se iniciou do zero. Portanto, a flexibilidade de posição dos pontos hidráulicos fica a critério do projeto e das necessidades do cliente. Aqui, o persnoagem principal é o Mármore Calacata Gold, uma pedra natural branca com rajadas douradas. O banheiro foi paginado de forma que os veios simétricos dão harmonia e destaque ao banheiro branco.

Banho dos sonhos: revestimento em Mármore Calacata Gold traz luz e sofisticação. Foto: Gui Morelli/Divulgação


5. Azulejos podem ser pintados, cobertos ou adesivados

Se você não gosta dos azulejos do seu banheiro, saiba que tudo pode mudar de forma rápida e econômica. Uma das opções é usar tintas especiais que possibilitam pintar na cor desejada. Tinta epóxi e esmalte são as mais recomendadas, mas é sempre bom consultar um profissional especializado para saber qual é melhor para o seu caso. Outra possibilidade é adesivá-los, mas é necessário um bom aplicador para impedir que a umidade penetre na cola e eles comecem a descolar. outra saída é cobrir os azulejos com massa corrida e pintá-los, como na foto abaixo.

Nem tudo o que parece é: atrás da parede cinza estão antigos azulejos, cobertos com massa corrida e pintados. Foto: Gui Morelli/Divulgação

 


 

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver