Topo

Histórico

Casa de Viver

5 maneiras de trocar o piso sem quebradeira

Casa de Viver

24/07/2017 04h00

Apesar de obra planejada dar menos trabalho, quanto menos quebradeira, melhor. Aqui vão cinco dicas de como modificar seu piso sem quebrá-lo. Sim! Você pode fazer o novo sobre o velho, mas im cuidado importante: ajustar a altura das soleiras e portas, caso o piso sobreposto aumente em muitos milímetros o antigo nível. Veja as opções:

1. Cimento queimado

Piso em Cimento Queimado – Divulgação/ TRiART ARQUITETURA – Foto: Beto Riginik

O cimento queimado ganha cada dia mais espaço no mercado pela versatilidade e bom preço. Pode ser aplicado sobre porcelanatos, por exemplo. Como tem baixa espessura, raramente causa diferença de altura de piso de um ambiente para outro. A instalação demora, aproximadamente, três dias. Tem diversas variações de cores! Pode ser branco, cinza e até mesmo ter tons mais próximos do bege. Pode ser mais homogêneo ou menos e você escolhe se quer fosco, brilhante ou acetinado (semi-brilho). Outro aspecto muito bacana do cimento queimado é que é possível fazer grandes áreas sem ter emendas, portanto, passa a sensação amplitude. Apesar de ser moderno, descolado e bonito, requer alguns cuidados: por ser um material mais rústico, o cimento queimado começa a ter pequenas fissuras com o tempo. Nós, arquitetos, achamos isso bonito, mas gosto é gosto.  Só não  deve ser aplicado onde cai água, como área do box e em locais que recebem muito peso, como sob geladeiras e máquinas de lavar, pois com tempo pode ficar marcado ou ceder um pouco.

2. Porcelanato Antes e Depois: porcelanato Sampa Portobello colocado sobre porcelanato com argamassa especial para piso sobre piso. Foto: Divulgação/Portobello

Hoje, ficou tranquilo colocar porcelanato até sobre porcelanato. Com as novas argamassas para  piso sobre piso. Mas antes de aplicar veja se não tem peças soltas, estufadas ou  descoladas. O porcelanato também pode ser colocado sobre qualquer superfície cimentícia. Há uma infinidade de cores e padrões. Pode ser usado em áreas molhadas, de grande fluxo, em salas, cozinhas, banheiros, entre outros ambientes. Nos quartos, porém, não sugerimos para cidades que fazem muito frio. Quanto à resistência, é bom pesquisar o PEI, quanto maior ele for, mas resiste à abrasão. Por exemplo: PEI 4 é indicado para garagens, PEI 1 somente lavabos e banheiros. Nunca aplique sobre madeira.

3. Vinílico

Piso Vinílico hexagonal e madeirado. Também podem ser aplicados sobre pisos existentes como porcelanato, mármores, granito, e placas cimentícias: Foto: Divulgação/1st Floor

O vinílico é muito prático e resistente. Apesar de menos nobre do que a madeira, tem a vantagem de não riscar, não dilatar, não empenar, não fazer o toque-toque com os saltos, ser bem mais barato e de aplicação rápida. Pode ser aplicado sobre porcelanato, mármores, granito e placas cimentícias. Indicamos aplicar uma massa niveladora feita com uma mistura de cimento e cola PVA, entre o piso existente e o vinil. Importantíssimo: em superfícies lisas é importante aplicar um primer antes de sobrepor o piso. Essa opção tem pouca resistência a umidade e pingos d'água. Não aplique em banheiros. São inúmeras as vantagens sobre o piso vinílico: durabilidade, resistência, acabamento junto ao outro piso, barulho. Evite aplicar sobre madeira e cimento queimado.

4. LaminadoPiso Laminado colocado sobre porcelanato Foto: Divulgação/Lametto

O piso laminado é bem conhecido, mas poucos sabem que pode ser colocado sobre pisos frios existentes através de uma manta que fica entre os dois pisos que ajuda a nivelar, além de ser isolante térmico, sonoro e de umidade. Sua instalação é muita rápida, aproximadamente em dois dias para áreas de até 150m², devido ao seu sistema que pode ser clicado ou colado. É de fácil limpeza, mas não pode receber água. Há lançamentos no mercado que imitam até o piso em escama de peixe (zig-zag). Para quem não sabe, o piso laminado é uma imitação do piso de madeira natural, composto por uma série de lâminas de madeira. Na superfície, é colocada uma estampa de madeira com uma camada invisível de proteção (melamina), processo similar ao MDF.

5. Fulget Fulget aplicado sobre piso cimentício Foto: Gui Morelli/Divulgação

O piso fulget é composto de cimento e pedras naturais. É um piso muito barato e de fácil aplicação. As pedras apresentam diferentes granulações e cores. Após aplicado é bom passar uma resina para que seja fácil de limpar. Coloque juntas plásticas de dilatação formando quadros, de acordo com o projeto, para que o piso não trinque. Esse piso é antiderrapante e indicado para áreas externas, garagens e locais com alto tráfego. Pode ser aplicado sobre porcelanato ou cimentícios. Para aplicá-lo sobre porcelanato, basta usar uma argamassa especial para piso sobre piso.

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver