Topo

Histórico

Casa de Viver

Quem não quer uma varanda? Veja dicas para aproveitar a sua muito bem

Casa de Viver

05/09/2017 04h00

 

Divulgação: Marília Veiga Interiores

A maioria das pessoas quer ter uma varanda. Em alguns apartamentos, elas são maiores do que a sala. Algumas pessoas optam por integrá-las. Em compensação, nos apartamentos menores, elas são a salvação! Além de dar amplitude, elas se transformam na sala de jantar que não coube na sala principal, no cantinho de meditação ou brinquedoteca, espaço para ler, relaxar, cozinhar, receber amigos… Por isso, vamos dar algumas ideias de como aproveitar sua varanda (seja numa casa ou apê!):

Não importa se grande ou pequena,  a varanda deve ser aconchegante. Quando usadas para leitura ou descanso, o ideal é ter uma boa poltrona ou chaise-longue, bem confortável, para ficar horas agradáveis. É bom lembrar de colocar uma tomada por lá, para colocar uma música de fundo ou uma luminária.

Que delícia sentar nessa chaise-longue para uma boa leitura ou para um descanso após um dia de trabalho! Detalhe charmoso em madeira ripada para esconder as condensadoras de ar condicionado. Divulgação: MeyerCortez Arquitetura & Design

Varanda também é um bom lugar para confraternização. Se a varanda for muito pequena, basta uma mesinha com quatro cadeiras e já está formado um cantinho para bater um papo. Caso seja maior, que tal fazer a área gourmet? Nada melhor para socializar do que a área em que se come e cozinha!

Nessa área, se não houver duto para a churrasqueira, coloque um cooktop e um forno elétrico, um frigobar e uma pia que já fica legal para fazer um jantarzinho. Se houver churrasqueira, o espaço está completo! Quanto maior for a varanda, você pode ir adicionando mais equipamentos e mais móveis. Equipamentos: micro-ondas, chopeira, cervejeira etc. Móveis: mesa para refeições, sofá, poltronas, pufes, espreguiçadeiras, redes etc.

 

Solução para confraternização em varanda pequena. Reparem em mais um detalhe interessante para esconder a condensadora do ar condicionado atrás do ripado de madeira branca. Divulgação: Tássia Pereira Designer de Interiores

Aproveitamento de espaço para uma grande varanda. Bianka Mugnatto – Design de Interiores

Para quem tem uma bela vista, nada como privilegiá-la na hora da decoração da varanda! Coloque todas as poltronas e sofás voltados para ela.

Plantas e parede verde são amigos íntimos desse espaço. Se a varanda é muito pequena, podemos encher de plantas, vasos ou até mesmo o jardim vertical. Isso ajuda a trazer mais verde para dentro de casa e fica um local mais humanizado, principalmente para quem vive em grandes cidades.

Dependendo da sua vista, se não for muito bonita, as plantas ajudam à esconde-la. Se tiver um espaço grande não hesite em usa-las, também. Se tiver junto ao espaço Gourmet, temperos são muito bem-vindos. Mas cuidado: se você quer usar como um espaço estético, não use muitos tipos de flor, pois, como possuem cores, pode ficar com muita informação.

Varanda com vasos e jardim vertical – Divulgação/ Joana Requião

 

E quando o espaço acabou e os brinquedos estão sobrando e as crianças não têm onde brincar? Que tal aproveitar a varanda? Obviamente, todo o cuidado com as telas de proteção e fechamentos. Veja se tudo está em perfeita condição. Daí basta colocar alguns móveis, estantes ou prateleiras, um sofazinho, uma mesa e banquinhos e distribuir os brinquedos. Não se esqueça da TV para os jogos de vídeo game.

Quando não sobra espaço para as crianças dentro de casa, as varandas são a solução! Divulgação: Silvana Lara Nogueira Arquitetura

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver