Topo

Histórico

Casa de Viver

Veja 13 dicas para não errar ao comprar tecidos para colchas e cortinas

Casa de Viver

19/10/2017 04h00

Chegou a vez das colchas e cortinas. De que adianta todos os móveis estarem no lugar, os enfeites colocados, a iluminação instalada, se ainda não colocamos as cortinas nas janelas dos quartos e a colcha sobre a cama? Parece que a casa não está vestida. Literalmente, pelada! Mas, antes de ir às compras, surgem tantas dúvidas, não é? Vamos ajudar vocês esclarecendo as mais frequentes:

Home Office – Cortina tipo Crochê/ Divulgação Beatriz Dutra

TECIDOS PARA COLCHAS

1. Qual a maior  preocupação na hora de comprar tecidos para a colcha? A principal dúvida é se poderá lavar de forma fácil e se amassa muito. Se a resposta for sim, pense duas vezes.

Quarto com Tecido em Seda Rústica/ Divulgação Artefacto

2. Quais as opções mais indicadas de tecido? Indicamos os tecidos leves e que possam ser lavados na máquina. Isso vai facilitar a sua vida!

3. É importante que a colcha seja mais bonita ou confortável? Confortável. Beleza é importante, pois entrar em um quarto bonito já gera uma sensação boa, mas se não for confortável, de nada adiantará ser linda.

Colcha com detalhes listados, compondo com os porta travesseiros. Divulgação: Bianka Mugnatto Design de Interiores

4. Quais os erros mais comuns na hora de escolher um tecido para a colcha? Basicamente, avaliar manutenção, peso e conforto. E sempre exigir uma manta (o "recheio") de boa qualidade, pois nada adianta ter um bom tecido, se na hora de lavar, a manta encolher.

5. De quanto em quanto tempo é bom trocar a colcha? Tudo dependerá da manutenção e qualidade do tecido. Se for quarto de criança, em que já se sabe que não haverá cuidado, o ideal é fazer uma capa de edredom. Escolha um edredom bem fino, como se fosse a manta de uma colcha e faça uma capa bem bonita com tecido lavável.  Pronto! Resolvido o problema!

TECIDOS PARA CORTINAS

6. Qual a principal preocupação devemos ter na hora de comprar tecidos para a cortina? Quando pensamos em cortinas, pense na intensidade da claridade e o objetivo que temos: definindo tecidos que passem mais ou menos luz. A segunda é quanto ao caimento.

Cortina madeira laqueada com xale em tecido e barrado em tela. Divulgação: Bianka Mugnatto Design Interiores

7. E quais os erros mais comuns ? A cortina é decorativa, mas precisa ter cautela na hora de criar opções fora dos padrões. Precisa avaliar o peso do tecido versus altura do pé direito. Cuidados ao misturar tecidos de diferentes composições na mesma cortina, pois isso significa uma manutenção bem complicada. E cuidado quando costurar forros em tecidos delicados, para que eles não danifiquem o tecido principal.

8. Quais tipos de tecido são recomendados para as cortinas dos quartos? Para quartos de adulto, o tecido mais usado, atualmente, é o linho, um pouco mais pesado, com menor incidência de luz solar. Porém, os tecidos variam muito de acordo com o estilo da decoração.  Nos quartos mais clássicos muitos tecidos são usados: shantung, seda, voil e veludo. Para quem detesta claridade, o ideal é uma cortina de black out (tecido que não permite a passagem de luz) ou um rolo de blackout atrás da cortina escolhida. Nos quartos infantis, os tecidos mais usados são o algodão ou jeans, com listras ou lisas. As estampas miúdas ainda são usadas, mas os lisos têm sido mais usados.

Quarto com Cortina Black Out/ Foto: Renato Navarro

 

9. E quais  são ideais para as salas? A gaze de linho é, de longe, o tecido queridinho para as salas. A gaze permite uma boa passagem de luz, tem um caimento perfeito e deixa o ambiente elegante. Assim como nos quartos, o estilo da decoração influencia muito na seleção dos tecidos. Novamente, as sedas, shantungs e veludos são bem-vindos, desde que fique harmonioso com o estilo escolhido.

Home com Gaze de Linho – Foto: Beto Riginik

10. E para o sala de TV? Requer algum tipo específico de tecido na cortina? Aqui o ideal são cortinas mais fechadas, com menor passagem de luz. Pode ser veludo, linho mais pesado ou até mesmo uma cortina de lona. Você também pode  usar o blackout.

Home com Cortina de Veludo – Foto: Evelyn Muller

11.  Podemos usar tecidos nas paredes? Os tecidos são uma boa ideia também para forração de paredes. Pode ser usado tanto em ambientes mais despojados, usando-se o linho ou a juta ou um algodão natural. Em um ambiente sofisticado e luxuoso, use uma seda ou um tecido adamascado.

Tecido em Parede, estofado e cortina/ Divulgação: JRJ Tecidos

 

12. Como limpar e conservar os tecidos? O ideal tanto para cortina, capas, colchas, são os tecidos que você possa lavar ou na máquina de casa, ou na lavandeira, sempre com água. A limpeza com água é mais profunda, remove mais as impurezas, principalmente em cidades grandes, onde a poluição é muito grande. Alguns tecidos também  já vem impermeabilizados de fábrica, garantindo uma proteção, repelindo líquidos, óleos e sujeira seca além de proteger contra proliferação de micro-organismos. Nesse caso, basta passar um pano úmido ou com sabão neutro.

13. Uma boa dica para a conservação dos tecidos: preste atenção aos cuidados que o fabricante recomenda. Tome cuidado com o sabão em pó, pois ele danifica a cor. Cuidado para não deixar de molho ou pendurar molhado em lugar com incidência de sol. São alguns carinhos e cuidados com tecido que precisamos ter, que não são complicados, mas fazem toda a diferença para sua vida longa.

Colaboração: Tatiana Gabriel, Diretora da JRJ Tecidos.

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver