Topo

Histórico

Casa de Viver

Você vai querer paredes descascadas na sua casa depois deste post!

Casa de Viver

24/10/2017 04h00

Para arquitetura e decoração não existe certo e errado, mas existe o equilíbrio e a proporção. Essas são as palavras-chave para se ter um espaço confortável e agradável. A decoração acabou adotando para si um termo da moda que surgiu na década de 90, o High-low (do inglês, alto e baixo). Ele basicamente consiste em harmonizar revestimentos e objetos baratos com peças mais sofisticadas. Como nem sempre temos acesso aos móveis caros, vamos dar dicas de como poder valorizar seus móveis sem gastar muito.

Adega de blocos de Concreto. Tijolo rústico mesclado com madeira, tapete, cortina e móveis em tecido. Divulgação/ TRiART ARQUITETURA

Revestimentos: os revestimentos de piso, parede e teto são a casca da decoração. Use um revestimento rústico e barato e outro que valoriza o espaço. Vamos dar alguns exemplos:

Parede: você pode ter uma parede de tijolos em casa e deixá-los aparentes. Se sua parede está toda descascada, é legal também, e até mesmo deixar a parede somente no reboco grosso (primeira camada de revestimento da alvenaria) e somente pintar. Se quiser algo sofisticado na parede, coloque painéis de madeira ou papéis de parede que imitam madeira que possuem um ótimo preço.

Piso:  fica legal colocar madeira para dar uma aquecida no ambiente. Caso não queira gastar muito, existem os pisos vinílicos (espécie de borracha) em acabamento imitando madeira, com um dos melhores preços do mercado. Se quiser um piso frio, uma boa é o cimento queimado, porcelanato que imite cimento ou pedras como o limestone cinza.

Teto: fica bem bacana quando tem o mesmo revestimento da parede ou do piso.

Meia parede e teto descascado em contraponto da sofisticação do piso de madeira e móveis. Divulgação/ Osvaldo Tenório

Cortinas: elas ajudam a dar aconchego e sofisticação. Como a arquitetura nesse estilo tende ser minimalista, é importante colocar tecidos para trazer conforto. Linho é um material legal, pois é encorpado. Outra opção sofisticada e mais barata é o suede, que imita a camurça e se acha por R$ 30 o metro. Precisa de mais dicas? Clique aqui e veja!

Tapetes: é outro elemento que ajuda a acolher o espaço que normalmente é mais frio. Tenha preferência por tapetes que passem sensações de serem "fofinhos".

Móveis: coloque sofás com tecidos um pouco mais soltos e não tão justos. Se puder, use couro, inclusive em cadeiras ou poltronas. Há os sintéticos para quem está com a grana mais curta. Se tiver com dúvida dos tecidos, clique aqui.

Parede rústica de tijolos, com estrutura aparente. Móveis em couro com piso de madeira aquecem o espaço. Divulgação/ Studio Ro+Ca

Uma peça de design: vai mudar tudo! pode ser uma luminária, uma poltrona ou um objeto em destaque.  Portanto, se precisar, economize em toda a casca, tecidos e demais itens e compre uma peça bacana, mesmo que seja um pouco depois de toda a casa concluída. Não precisa ser de um designer superfamoso, até porque o Brasil vem revelando cada vez mais designer novos, como escrevemos na matéria do DW. Essas peças, além de valorizarem o ambiente, são para a vida toda.

Nesse quarto, a manta, cabeceira de madeira, luminária e quadro dão o toque especial ao restante. Divulgação/ Gustavo Neves

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver