Topo

Histórico

Casa de Viver

Quem disse que parede preta não pode? 5 ambientes provam o contrário

Casa de Viver

07/11/2017 04h00

Sinônimo de luxo e aconchego, paredes pretas estão longe de serem comuns, mas têm conquistado adeptos aos poucos e invadindo todos os ambientes. Pintando uma parede de preto, os objetos que estão no mesmo cômodo são automaticamente realçados, seja móvel ou item de decoração. 

Paredes, piso e teto em chumbo ressaltam as obras de arte e objetos. Divulgação/ David Bastos Arquitetos

Se a pintura é feita em apenas umas das paredes, gera um visual contrastante, principalmente com as cores mais vibrantes. Localizando na parede de fundo, faz o ambiente parecer maior, pois cria a sensação de profundidade. 

Dica: sendo uma cor pesada, é preciso pensar bem a superfície na qual a cor será aplicada e dosar a colocação, para não ficar exagerado!  

 

Decoração e roupa de cama contrastando – Foto: Gui Morelli

No projeto deste quarto acima, foi usado esmalte chumbo fosco na parede atrás da cama e nas portas.

Dica: para cores escuras use sempre esmalte fosco e não a tinta látex, pois ela mancha! Passando a mão ou pano, fica esbranquiçado. Para contrastar, a roupa de cama usada e a decoração, em geral, puxa para o branco

 

Banheiro Casa das Rosas – Divulgação/ Beatriz Dutra

Este banheiro, de uma mostra realizada na Casa das Rosas (na Av. Paulista, em São Paulo), tem papel de parede preto, que conferiu sofisticação e praticidade ao ambiente.  

Dica: observe que ele não ocupa a totalidade da parede, dando lugar ao branco. Esse truque faz com que o pé direito pareça mais alto! 

 

Projeto área Gourmet

Na reforma dessa área gourmet, a parede foi revestida com cerâmica na cor preta. Por ter limpeza bastante prática, é uma boa opção para áreas molhadas e que engorduram.  A composição com bancada escura e as banquetas design arrematam a vibe moderna.

Dica: essa opção se aplica bem também em cozinhas e home-offices, facilitando a comunicação em casa. 

Banheiro preto do Studio Roca na Casa Cor Rio 2017 – Divulgação/ Studio Roca

Apesar do senso comum dizer "espaços pequenos só podem ser claros", paredes pretas são bem-vindas em lavabos e banhos. Por ser um ambiente de permanência rápida, quando aliada à boa iluminação, a ousadia na cor é permitida. É o caso desse projeto do Studio Roca na Casa Cor Rio 2017, onde a luminária e as louças brancas equilibram o ambiente que é revestido de papel de parede croco. 

Dica: iluminação correta faz a diferença. A luz pode ser natural (janela) ou artificial (focos de luz direcionados à parede)  

Pronto, agora você perdeu seu medo de colocar preto na sua casa né? Ouse!

 

 

 

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver