Topo

Histórico

Casa de Viver

Tá chegando gente em nova em casa? Veja como decorar o quarto do bebê

Casa de Viver

12/12/2017 04h00

A barriga começa a crescer e uma preocupação surge: como arrumar o quarto do meu bebê? Esse cantinho especial para recepcionar com muito amor e carinho o novo integrante da família merece capricho. Aqui vão algumas dicas:

 

Quarto de Bebê – Divulgação/ Triplex Arquitetura

  • Funcionalidade: alguns itens são básicos no quarto de bebê: berço, aparador para trocar o bebê e uma poltrona para amamentação. Quando há espaço, é sempre bom prever um armário e uma cama de solteiro, tanto para alguém dormir próximo ao pequenino ou pequenina, mas, também, porque o bebê vai crescer. Isso economiza uma obra futura. Atenção para os berços, que devem ter certificado do Inmetro.
  • Pintura: é aqui que você deve abusar! Tintas podem ser mudadas facilmente e sem muito transtorno. Portanto, opte em gastar com tinta a investir em objetos muito caros. Logo, logo seu filho já cresceu e a criança não vai querer mais um quarto de bebê.

    Quarto de Bebê – Divulgação/ TRiART ARQUITETURA

  • Cores: opte por cores neutras, sóbrias e pastéis, pois isso ajuda a trazer paz e conforto para o bebê. Nunca use tons muito fortes, pois isso pode agitá-lo. Escolha tons claros e mais próximos do cinza, como um rosa acinzentado, azul acinzentado e por aí vai. Pode-se também fazer o quarto todo neutro e colocar cor em assessórios e almofadas.
  • Iluminação: devem sempre ser indiretas para não incomodar os olhos do recém-nascido. Além disso, sempre que possível, é bom colocar lâmpadas dimerizáveis, aquelas que você gira a bolinha e a luz sobe e desce, sabe? São ótimas para controlar a luz do quarto e custa pouco.

Projeto 3D demonstra iluminação indireta na cabeceira – Divulgação/ Beatriz Dutra

  • Papel de Parede: são ótimos coringas. As paredes texturizadas ajudam a trazer maior conforto e aconchego ao espaço. Além disso, é possível brincar com as estampas de diversas maneiras. Apesar de parecer caro, você vai economizar em tempo e material.
  • Tecidos: roupa de cama e cortinas não podem ficar para trás. A roupa de cama tem que ser acolhedora e podem dar muita sofisticação ao ambiente. As cortinas são essenciais para o aconchego e controle da luz solar.

Conjunto de tecidos e papel de parede trazem conforto – Divulgação/ Cecília Dias Bebê

  • Tapetes: eles ajudam a colocar os pequenos no chão e até como forma de proteção, se tornando um local confortável. Sempre procure por materiais que não provoquem alergias, como tapetes de lã e algodão que soltam suas fibras naturais. Materiais sintéticos são melhores quando pensamos na higiene e saúde.
  • Brinquedos: Não tenha medo de usá-los, pois isso vai fazer seu filho mais feliz. Podem ser brinquedos soltos ou até mesmo prever espaços para seu filho desenhar na parede, com materiais próprios para isso. Aqui não recomendamos lousas, pois o giz solta muito pó e pode se tornar um ambiente sujo e causar alergias.

Mapa ao fundo serve como decoração e brincadeira – Divulgação/ Little Hands Wallpaper

Pronto! Agora está tudo certo para receber o mais novo integrante da família.

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver