Topo

Histórico

Casa de Viver

Quer mudar sua casa radicalmente? Reinvente com o color block

Casa de Viver

21/01/2018 04h00

Termo retirado da moda, o Color Block consiste em brincar com diferentes cores para compor sua casa. Dependendo dos tons você consegue maior profundidade ou dar personalidade para um ambiente sem graça e por aí vai. Essa brincadeira é rápida e barata. Basta fazer uma boa combinação de cores, escolher as áreas desejadas e mãos à obra.

Escritório em Azul Petróleo ganha destaque nesta sala – Divulgação/ Diego Revollo

 

1- Profundidade: Quando temos um espaço pequeno, podemos dar mais profundidade ao espaço quando pintamos uma porção do cômodo todo em uma cor. Em cores mais escuras das que a cor de fora.

O Azul, sendo mais escuro que a cor externa, ajuda dar aconchego no quarto, profundidade, além de trazer personalidade ao ambiente. – Divulgação/ Pinterest

2- Meia Parede: esse jogo de cores divide a parte superior da sala, da parte inferior. Fica bacana quando queremos evidenciar o que está para baixo da parede ou para cima. Além disso, ele marca todo o perímetro do ambiente, podendo se fazer mais presente, não sentido tanto a necessidade de quadros. Ou seja, uma economia a mais. Além disso, a meia parede é ótima para amenizar os pés direitos muito altos, o que traz maior aconchego.

Vemos nesta imagem como o que fica embaixo ganha maior destaque. Não só a estante, mas a poltrona também. – Divulgação/ Pinterest

 

3 – Realçando uma Parede: muitas vezes queremos chamar o olhar para um determinado ponto. Assim, ao pintarmos uma parede damos mais evidência para ela de forma divertida.

Neste caso, cria-se um cenário na cabeceira da cama. Dando um novo Astral e transformando completamente o ambiente. – Divulgação/ Pinterest

4- Destaque: aqui estão alguns exemplos muito bacanas para quando você quer criar um destaque específico para uma região. Seja ela um jantar, porta ou escada. Abuse!

Referências – Divulgação/ Pinterest

Na primeira imagem vemos a porta está marcada com a cor azul. Veja como fica bacana destacar o ponto de entrada. Já na segunda foto, a escada vermelha rouba a cena. E você acha que sua sala de jantar está muito sem graça? Veja como é rápido mudar no exemplo da terceira foto.

5 – Parcial: por fim, podemos pintar a parcial de uma parede. Isso leva os olhos diretamente para um foco, uma pequena porção do ambiente.

Neste projeto com pé direito alto quem se destaca é a porção inferior direta da sala. Trazendo vida para o sofá e demais móveis. Além disso, deixou esta sala com paredes clássicas super moderna e descolada. – Divulgação/ Pinterest

 

Uma dica importante: perceba que a maioria das brincadeiras são feitas entre uma cor neutra e outra mais viva. Portanto tome cuidado na hora de misturar muita cor, pois pode virar um carnaval. Mas se esta for sua pegada, aproveite e divirta-se.

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver