Topo

Histórico

Casa de Viver

Como comprar tapetes: veja dicas para escolher o seu

Casa de Viver

25/02/2018 04h00

Sempre que chega na hora do tapete vem aquela dúvida, qual modelo comprar? Além disso, vem o receio: mas eu tenho cachorro! Acredite, você pode ter os dois. Outro preconceito que temos é com o preço. Na verdade, existem muitos modelos em conta que fazem toda a diferença. Aqui vamos explicar algumas diferenças de materiais, preços e modelos.

Living por Rene Fernandes. Decoração sóbria com tapete vibrante realça o espaço. Divulgação: Punto e Filo Tapetes e Arq. Rene Fernandes

Tapetes são sempre bem-vindos. Eles ajudam a trazer mais conforto e aconchego para a casa. Além de poderem ser o destaque da casa. Tapetes também são delimitadores de espaço, portanto, quanto maior o tapete, maior será a sensação de espaço.

Temos alguns fatores que interferem no preço: material, técnica de produção, tamanho, desenho e onde foi fabricado. Dê preferencia para tapetes grandes em salas de estar e jantar, pois ajudam a ampliar o espaço.

Caso a sala de jantar e de estar sejam separados, é sempre preferível que, no jantar, o tapete ocupe toda a mesa e cadeiras com uma boa borda para quando a pessoa sair a cadeira continuar dentro do espaço delimitado.

Já na sala de estar o tapete nunca pode ficar menor que o espaço central da sala, ou seja, ele deve passar pelo meio dos móveis que o circundam ou passar pelos moveis, de forma que todos os móveis estejam dentro do tapete.

Nos quartos, é bom ser proporcional ao tamanho da cama. Nunca deixamos na ponta da cama, ou ele fica 5 cm para fora do criado mudo ou ele ocupa toda a cama e criados mudos. E deixa uma boa borda para poder pisar quando sair da cama. Na largura, alinhe pelo criado mudo ou deixe maior que ele, nunca menor.

Modelos

Há diversos tipos de material, de diversas cores e desenhos. É importante escolher um tapete que valorize sua casa, pois, dependendo da escolha, ele pode desvalorizá-la. Se sua sala já tem bastante cor e informação, evite tapetes geométricos e estampados, opte por tapetes lisos, em degradê ou com estampas sóbrias.

Tapete de lã ajuda a aquecer o piso frio e integrando os espaços. Como as cores estão nos objetos se optou por um tapete em degradê de cinza, que ajuda enfatizar os móveis. Divulgação: By Kamy Tapetes

Para quem tem um ambiente mais sóbrio, pode manter os lisos e degradê, ou podem ressaltar mais o tapete brincando com cores e estampas, tornando-se um dos destaques (primeira imagem). Outro modo é deixar o tapete também monocromático, mas com uma geometria mais neutra.

Neste projeto de Silvana Lara Nogueira vemos como o tapete de Nylon da Fanucchi Tapetes se destaca nas cores sóbrias por sua geometria. Divulgação: Fanucchi Tapetes

Materiais

Os sintéticos são resistentes à umidade, não perdem coloração, possuem diversos desenhos e ainda podem ser expostos ao sol. Ou seja, você pode ter um tapete na sua área externa! Com isso, têm grande resistência à urina de animais e não têm pelos, evitando problemas para quem tem alergia.

Tapete Revolution da By Kamy em 3 cores e desenho geométrico são destacados pela sobriedade das paredes. Divulgação: TRiART ARQUITETURA

Os tapetes convencionais são pouco usados hoje em dia. Muitos são conhecidos como tapetes persas. Apesar de serem pouco usados, podem ficar interessantes, dependendo do projeto, normalmente algo mais clássico ou rústico.

Tapetes Kilim (sem pelos, de lã ou seda) e de Fibras Naturais (Juta, sisal, seagrass ou mountaingrass) possuem uma grande usabilidade hoje em dia, por serem tapetes com vasta gama de cor e desenhos. Sua usabilidade cresceu por ter uma aparência super bonita e custar pouco. Os kilims costumam ter um toque mais suave que os de fibra naturais que são um pouco mais rústicos.

Tapete da Fanucchi Tapetes em cinza azulado ajuda a trazer aconchego e composição para o apartamento. Divulgação: Fanucchi Tapetes.

Outro queridinho do momento é o tapete de nylon, que possui fios macios, de alta durabilidade, e acumulam pouca sujeira, ajudando nos casos de alergia. Com pelos mais altos ou baixos em diversas cores, podendo ser liso ou estampados. Assim como os de vinil e acrílico, podem ser feitos na medida que quiser dependendo da loja. Porém seu custo costuma ser um pouco mais elevado.

Tapete de Nylon da Punto e Filo em geometria branca e preta. Divulgação: Arquiteta Roberta Banqueri

Um dos tapetes mais usados em salas e quartos são os Shaggy (pelo alto), pois apresenta um alto conforto. Geralmente são feitos em nylon ou poliéster.

Os tapetes de lã e seda são os mais nobres do mercado, principalmente se são importados. Os de lã possuem um toque excelente e muitas vezes são mesclados com outros materiais para poder manter o toque suave e ter menos custos.

O tapete de seda é o mais nobre, com toque extremamente suave. Dá vontade de deitar mais nele do que na cama. Ambos têm desenhos manchados lindos em diversos tons. Mas são tapetes delicados, que necessitam um maior cuidado, e não são recomendados para quem tem alergia.

Produção Técnica e Origem

As pessoas que gostam bastante de tapetes, se preocupam com o país de origem, se são feitos à mão e quantos nós possuem… Estas características são mais observadas por quem realmente entende do assunto. Apesar disso, vale o alerta: tome cuidado onde compra seu tapete, pois estabelecimentos desonestos mentem sobre estes detalhes para cobrar mais caro

Já decidiu qual o melhor tipo de tapete para você? Conte para nós!

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver