Topo

Histórico

Casa de Viver

5 detalhes que você precisa saber antes de decorar o quarto do casal

Casa de Viver

03/03/2018 04h00

Dormitório aconchegante, com cores sóbrias, luz indireta, teto e parede revestida de madeira. Divulgação: Marina Linhares Interiores

É normal sonharmos com um quarto ideal quando pensamos no nosso quarto de casal, mas sabemos que decorá-lo não está entre as tarefas mais fáceis… Afinal, estamos aqui lidando com um ambiente que abrigará duas pessoas diferentes, com seus pertences, costumes, manias e rotinas distintas, muitas vezes em um espaço reduzido, como é cada vez mais comum. Sendo assim, temos que aliar conforto, beleza e funcionalidade com soluções inteligentes, otimizando o espaço. Está pronto para receber dicas que deixarão seu trabalho muito mais fácil?

1. Cama

É o móvel mais importante do ambiente! A cama acompanhará vocês por todas as noites durante um longo período, sendo grande responsável pela qualidade do seu sono. Portanto, investir na qualidade, dentro do seu orçamento e do tamanho do quarto é o requisito básico! Encare-a como um investimento na saúde e bem-estar do casal (ninguém acorda feliz quando dorme mal, não é?) Quanto às dimensões, é importante deixar um espaço de, no mínimo, 60cm para a saída pelos dois lados, além de espaço para, caso seja o caso, poder abrir o armário e trocar de roupas sem problemas. A cabeceira para a cama não deve ocupar muito espaço, prefira as mais horizontais para dar a sensação de amplitude.

Quarto com cama com estrutura de madeira. Estas camas tem uma vantagem sobre às boxes, elas deixam o colchão "respirar", em compensação ocupam mais lugar no quarto (em média 10cm a mais na largura e no comprimento). Divulgação: Marina Linhares Interiores

2. Armário

Não tendo um closet separado, planejar o armário é imprescindível na hora de montar a decoração do quarto de casal. Uma marcenaria bem trabalhada faz toda diferença nesse momento. Armários com portas de correr economizam espaço. Não sendo possível, invista em móveis claros, espelhados e embutidos, que otimizam o espaço e deixam o ambiente elegante. Há opções de armários com a TV embutida, o que é uma solução bacana para quem tem a cama bem de frente para o armário.

3. Iluminação

Já foi abordado aqui no blog a importância de uma boa iluminação em um projeto de arquitetura. Nos quartos de casal não só essa regra também vale, como é um dos pontos mais significativos! Pensar em uma iluminação pulverizada (com varios pontos) inclusive com capacidade de ser indireta é o mais usado, pois dá a possibilidade de se criar climas diferentes: romântico, estudo, trabalho, arrumação, leitura, relaxamento… É versátil e aconchegante. Instalação de abajures direcionáveis de cada lado da cama permite que um dos dois leia enquanto o outro dorme. Balizadores, principalmente de piso,  podem ser bastante úteis, caso um acorde ou vá dormir antes do outro, facilitando a visualização do caminho sem que a luz acorde o parceiro.

Obs: lembrar de deixar um interruptor ao lado da cama, assim é possível acender e apagá-los sem precisar levantar.

Leia também

Você já pensou em "maquiar" a sua casa?

Banheiros e cozinhas sem azulejos em tudo? É possível, sim!

Como comprar e colocar tapetes? A gente ensina

A iluminação deixou este quarto muito aconchegante. Vários tipos de iluminação indireta: no abajur de mesa e de piso, na luminária de teto. Além disso alguns focos de teto dando uma iluminação pontual. Divulgação: Sá & Cione Arquitetura e Interiores

4. Cores e decor

Lembrando que serão duas pessoas que diariamente compartilharão o mesmo espaço, recomendamos que o ambiente seja neutro e equilibrado. O importante é o meio termo, afim de que os dois parceiros se sintam confortáveis e acolhidos no ambiente, sem forçar a barra para um ou outro.

Procure não exagerar em cores ou de detalhes. Esses, quando usados, devem ser reservados para itens que possam ser facilmente substituídos, como roupa de cama, almofadas e objetos decorativos.

Quanto a cores, os tons neutros como cinzas e beges aliados aos brancos são sempre uma boa pedida, pois são tranquilizadores e fáceis de compor, aliando no sono (ao contrário de cores muito vibrantes que te mantém alerta) e não enjoando o casal.

Cores claras e suaves deixam o quarto mais iluminado. Divulgação: Nildo José Arquitetura NJ +

5. Eletrônicos

É importante que se entre em um concenso entre o casal para que avaliem a colocação ou não de uma televisão no quarto. Sendo o caso, o mais usual é que seja instalada de frente para a cama, em uma altura confortável para que a assistam deitados. Optando por reservá-la à sala, uma opção é colocar quadros. Outro assunto que dá o que falar em quartos de casal é o ar-condicionado (que é caro, mas vale a pena). Sempre tem um que é mais calorento do que o outro. A instalação de um modelo que tenha a opção tanto de esfriar como de aquecer é uma saída boa.

Dicas extras!

Caso seja muito pequeno:

Se espaço é um recurso escaço no ambiente, aproveitar todo o disponível é a regra: instalação de nichos na cabeceira, luzes embutidas, espelhos na cabeceira e criados-mudo para dar a sensação de amplitude, cores claras, portas de correr (bom pra a maioria dos casos, mas aqui ainda mais) portas basculantes e opção por camas baú são algumas alternativas que otimizam cada centimetro…

Black out/cortina

Black-outs servem para vedar a iluminação no ambiente e as cortinas conferem conforto e sofisticação, além de dar sensação de amplitude quando vão de piso a teto

Criado-mudo

Móvel de apoio à cama, para se colocar livros, água, celular… Se o espaço for pequeno, pode-se optar por modelos com gavetas e/ou portas fechadas, que permitam guardar objetos ou até mesmo usá-lo como escrivaninha: dois coelhos com uma só cajadada.

O criado mudo ou mesa de cabeceira é sempre indispensável! Neste quarto predominam as cores terrosas. Divulgação: Triplex Arquitetura

Revestimento:

O uso de amadeirados no piso colabora com a sensação de conforto e aconchego do cômodo, principalmente quando aliados a um tapete.

Bora inovar o quarto!!!

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver