Topo

Histórico

Casa de Viver

7 Truques para seu “espacinho” parecer enorme

Casa de Viver

19/03/2018 20h44

10m². É esse o tamanho do menor apto de sp atualmente. É um exemplo extremo, mas ele não está sozinho nessa onda de lares cada vez menores, seja pela localização, praticidade ou custo. Mas escolher morar em um local pequeno não precisa ser sinônimo de apertado ou desconfortável. Através da decoração, layout e combinação de cores é possível passar a impressão de espaços maiores e mais agradáveis. Veja como com os x truques!

1- Espelhos, muitos deles

Espelhos são os melhores aliados dos que se apertam nas plantas compactas atuais: ampliam e tendem a dar profundidade ao ambiente. Com apenas um deles, você já duplica o tamanho do recinto. Seja fixado na parede ou encostado, o ideal é que não seja pequeno, como o que usamos apenas para checar o look, mas sim grande o suficiente para fazer parte da decoração e passar essa sensação de dobrar o espaço. Se a colocação for em quinas, ainda melhor, pois a ilusão de ótica é ainda mais evidente. Além disso, espelhos refletem a luz, deixando tudo mais claro.

Projeto do arquiteto Leo Romano, esse quarto teve nitidamente seu espaço duplicado em virtude da instalação do espelho na totalidade da parede contrária a janela.

2- Mobiliário pequeno e versátil

O senso comum leva a pensar que para um ambiente parecer maior, os móveis devem ser grandes. Mas é exatamente o contrário! Mobiliário com grandes dimensões ocupam muito daquilo que já é escasso: espaço, fazendo com que pareça ainda menor. Planeje bem o tamanho dos móveis que comporão o ambiente e economize espaço, favorecendo inclusive a área de circulação. Elementos mais largos, como grandes sofás e estantes, quando inevitáveis, devem estar localizados contra a parede. Isso criará um espaço maior no centro e permite que possa andar livremente pelo local.

Bruno Carvalho e Salvador Cordaro foram muito perspicazes ao utilizar móveis de tamanho reduzido neste ambiente da Casa COr SP 2017, fazendo com que o ambiente parecesse maior. Outro recurso utilizado aqui foi a aplicação do tapete ocupando grande área. Combo certeiro!

Uma vez que você terá poucos móveis e pequenos, é uma boa pedida que eles tenham mais de uma função: cama que possui gaveteiros, mesas retráteis, divisórias que são estantes, cama beliche… Vale tudo na hora de deixar um espaço super funcional!

Além dos tons neutros que banham o ambiente, Leo Romano tirou proveito da bancada como cômoda da cama. O móvel do lado esquerdo da cama, faz papel de estante!

3- Prefira cores claras

Para trazer a sensação de amplitude, uma boa ideia é misturar vários elementos brancos com tons suaves, como beges, off whites, rosas e azuis pastel. Para não ficar monótono, brinque com texturas e materiais, sem sair dessa paleta neutra. Paredes com tonalidades claras ajudam a proporcionar maior conforto ao espaço sem nenhuma sensação de clausura. Caso opte por revesti-las com papel de parede, prefira os menos estampados ou com estampas em linhas horizontais, pois criam a ilusão de ótica de que o ambiente é mais amplo.

Esqueça os papéis escuros ou com desenhos pequenos, isso faz com o que o espaço fique cheio, aparentando ser menor! O mesmo vale para revestimentos de cores fortes: muita informação pode fazer um espaço parecer desordenado.

Nesse ambiente de Lucy Amicón e Vanessa Ireno para a Casa Cor SP 2017, vemos que todos os elementos tem tons pastéis, que remetem à tranquilidade e ajudam na ideia de amplitude.

4- Sem muita coisa a mostra

Quanto menor o espaço, mais difícil é encontrar lugar para tudo. Por isso, mantenha somente o necessário e descarte o resto. Um espaço desarrumado, com tudo fora dos seus lugares parece ter metade do seu tamanho real. Isso acontece pois há menos espaço para se mover e muitos pontos focais para seus olhos enxergarem.

Se você não tem muito espaço, seja prático e clean: opte por móveis com mais de uma função, poucos e bons objetos de decoração, iluminação embutida… armários que se camuflam em painéis são ótimas opções, pois permitem que você guarde coisas sem que fiquem a mostra, passando a impressão de ordem, limpeza e amplitude.

Ambientes integrados e visual ultra clean: tons sólidos e neutros, vidros semi espelhados e pouca decoração que, tem seu papel nos próprios móveis. Projeto de Francesc Rifé

5- Tapetes grandes

Ao contrário dos móveis, em locais pequenos, tapetes grandes dão a ideia de amplitude! Opte por modelos que cubram boa parte da área do ambiente onde estarão. Outra possibilidade mais moderna e bem atual é a composição e sobreposição de vários tapetes com tons sobre tons entre eles, assim é possível ajustar o tamanho conforme achar melhor.

Projeto de Leo Romano, apartamento leva grande tapete claro na pequena sala de estar, que teve sua área aumentada com o auxilio dos espelhos em ambos os extremos, criando um cenário infinito!

6- Não dividir ambientes

A ideia de conceito aberto, integrando, por exemplo, sala de estar com cozinha e sala de jantar ajuda a criar uma sensação de unidade e continuidade, enquanto dividir ambientes claramente só os faz parecer menor. Quando abolimos as paredes ou barreiras visuais em geral, vemos mais a partir de um só ponto de vista, o que nos faz acreditar que o espaço é amplo, confortável e arejado.

Em espaço super reduzido, Jorge Delmas consegue integrar cozinha, sala de jantar e sala de estar de modo natural e continuo. Esse projeto da Casa Cor RJ de 2017 é bastante iluminado e neutro.

7- Ambientes no mesmo nível

Mesmo que não sejam separados por barreiras físicas, como paredes ou grandes painéis fixos, ambientes podem passar a impressão de divisão por simplesmente ter uma diferença de nível, ou seja, um degrau (ou alguns degraus) entre eles. Essa diferença de nível quebra a continuidade do ambiente tanto visualmente quanto na prática, o que vai de encontro à ideia passada no item anterior. Assim, sempre que for possível, por exemplo em uma reforma, procure nivelar os pisos dos ambientes, ajudando na continuidade.

A solução encontrada nesse projeto do escritório Casa 100 Arquitetura, além de conseguir integrar toda a parte interna de uso comum da casa, fez com que a varanda se tornasse a continuaidade da sala, apesar da mudança do revestimento do piso, uma vez que nao há mudança de nível, tudo torna-se um grande ambiente. Foto de Gui Morelli

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver