Topo

Histórico

Casa de Viver

Sofá manchado? Parede riscada? Para relaxar em casa, siga estas 6 dicas

Casa de Viver

14/04/2018 04h00

Se você administra um lar, com certeza já se pegou evitando fazer algo com medo de estragar sua casa, não é? Pode ser aquela refeição na sala vendo televisão, seu filho trazer amiguinhos para brincar ou visitas colocarem seus copos em cima da mesa para não marcá-la… São pequenas preocupações que impedem que aproveitemos nosso lar ao máximo. Hoje, vamos passar algumas dicas que te permitirão relaxar em casa, aproveitar cada minuto no seu lar do jeito que quiser! Aplique esses macetes e tenho certeza que você e seus convidados se sentirão em uma verdadeira casa de viver.

   1- Impermeabilização de tecidos

A preocupação número um quando falamos sobre estofados é a facilidade e possibilidade de lavá-los, pois sujá-los não é difícil. Para que você relaxe, uma ótima saída é tratar o tecido para que ele se torne impermeável. Mas lembre-se: pesquise bem e opte por uma impermeabilização eficiente, não qualquer uma oferecida no mercado. Sempre que possível, veja se o próprio fabricante do tecido pode fazer esse serviço. Assista o linka seguir para entender melhor como funciona o processo de proteção do seu tecido.

Tecido com processo de impermeabilização.

   2- Tintas laváveis

Rabiscos e sujeiras eventuais na parede são um pesadelo. Mas não, não é preciso refazer a pintura do cômodo inteiro a fim de apagar tais máculas! Há uma gama enorme de opções de tintas ditas laváveis! Mas atenção: o que permite uma tinta ser lavável é uma película que ser forma sobre o produto após a secagem, mas essa película se forma apenas em tintas com acabamento acetinado ou brilhante. No acabamento fosco, podem ser observadas manchas após a limpeza. Outra ideia é ter uma parede de lousa, que você pode escrever ou as crianças podem usar para brincar.

Projeto de Renata Cafaro foi por outro caminho, igualmente válido: pintura de lousa na parede! Permite que se façam desenhos e anotações e facilmente sejam apagadas. Forma divertida e dinâmica de juntar o útil ao agradável.

É importante lembrar: na hora de limpar, sempre use o lado amarelo (macio) da bucha limpa ou um paninho úmido.

   3- Tapetes nos lugares certos

Tapetes dão um acabamento incrível no ambiente. Aquecem um cômodo com facilidade, dando sensação de conforto e acolhimento. Mas também podem gerar preocupação desnecessária se colocados em locais inapropriados. Salas e quartos são perfeitos para eles. Já corredores, cozinhas e salas de jantar não os recebem muito bem. Por que? Imagine a quantidade de migalhas e restinhos de comida que inevitavelmente caem pelo chão durante uma refeição. Varrer o piso frio ou de madeira é relativamente prático, agora imagine precisar limpá-los de uma superfície rugosa e peluda? Pois bem! Além de dificultar a movimentação de cadeiras das mesas, os tapetes tornam a limpeza de áreas de refeição e manipulação de comida muito mais difícil. Portanto, prefira colocá-los em ambientes onde não há uma circulação grande de alimentos.

Denise Barreto, na Casa Cor de 2017 ilustra bem o conceito acima: o ambiente de estar é servido de tapetes e o fim deles delimita o inicio do espaço de jantar e cozinha.

   4- Fragilidades protegidas

Que criança nunca levou bronca por correr na sala ou estar brincando com uma bola dentro de casa? O medo de que essa bola bata em qualquer coisa ou que a criança esbarre em algo durante sua corrida é enorme, pois pode quebrar louças, objetos de decoração frágeis, vidros… Como é difícil controlar a disposição da juventude, opte por, sempre que der, posicionar objetos e itens frágeis em locais de difícil acesso: alto de armários, protegidos por portas ou fixá-los, quando possível.

João Pedro Crescente e Raquel Zaffalon optaram por localizar a frágil adega e bar dentro de uma marcenaria feita sob medida, assim, não há riscos de acidentes.

   5- Piso vinílico

Uma ideia eficiente é a de colocar piso vinílico nos quartos ao invés de carpete. Seguindo uma lógica parecida com a dos tapetes, os carpetes, apesar de aconchegantes, são grandes acumuladores de ácaros e sujeiras. A opção por piso vinílico pode não ser tão bonita esteticamente, como uma madeira, por exemplo, ou tão acolhedora como o carpete, mas com certeza facilitará muito a limpeza, manutenção e higienização dos ambientes. Além disso, é antialérgico e tem a vantagem de não marcar e de não precisar lixar ou aplicar qualquer tipo de verniz depois de alguns anos.

Nesse proejto, o arquiteto Bruno Gap utiliza piso vinilico simulando madeira em quarto infantil da mostra Casa Pronta.

   6- Mesas a prova de manchas

Por mais bonitas que mesas de madeira possam ser, elas também estragam com facilidade, especialmente com marcas de copos. Para certificar que a sua mesa vá manter a aparência, é importante cuidar dela apropriadamente. Para isso, podem ser adotadas algumas medidas, como aplicar um acabamento protetor (laquê e verniz) que a torne extremamente resistente a manchas, incluindo as de marcas de copos. O uso de apoios e porta-copos é uma medida preventiva bastante óbvia, porém eficiente, uma vez que impede que a água e a umidade entrem em contato com a mesa.

Caso você não faça tanta questão da madeira em suas mesas ou apoios, a opção por pedras como mármore ou o uso do vidro pode trazer uma tranquilidade maior, pois são muito mais difíceis de manchar e fáceis de limpar.

Ainda no ambiente de Denise Barreto na Casa Cor, bancada feita com madeira maciça e tratada a fim de nao absorver a umidade.

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver