Topo

Histórico

Casa de Viver

O verde é o novo preto! Veja a tendência apresentada na Casacor SP

Casa de Viver

12/06/2018 04h00

No dia 22 de Maio, a Casacor SP 2018 abriu as portas para o público e, com isso, destacou tendências. Uma delas: o verde, a cor que está dominando os ambientes. A mostra deu aos arquitetos o tema de Casa Viva. E engana-se quem pensa que o verde está fortemente presente apenas nas pinturas das paredes: ele está nos estofados, pisos, revestimentos e em espaços preenchidos de vegetação, que ressaltam o conceito de Urban Jungle (selva urbana). Escolhemos, aqui, sete ambientes que mostram a diversificação desta cor em seus usos.

Projeto TRiART ARQUITETURA – Foto Renato Navarro

A Cozinha Matriz, da TRiART ARQUITETURA, tem as paredes e teto de seu ambiente descascados, evidenciando a estrutura original do Jockey Club de São Paulo (onde está montada a Casacor). A proposta foi integrar a cozinha à área de estar, que conta com móveis de tecido e tapete que dão aconchego ao ambiente, levando o olhar à poltrona de veludo verde que se mescla ao vão central da escada, onde uma escultura do artista cubano Jorge Mayet está envolta por uma pintura de piso, escada e parede. Em um determinado ponto, podemos ver a ilusão de ótica que forma uma quadrado verde para dar destaque à escultura e à escada. Além disso, o espaço está repleto de plantas que trazem vida e sensibilidade ao espaço.

 

Sala de Jantar por Naomi Abe – Casacor SP 2018

A Sala de Jantar, de Naomi Abe, traz uma identidade e brasilidade de forma contemporânea e com muita sensibilidade. A sala de jantar conta com diversos elementos brasileiros como: cobogó cerâmico, ladrilho, quadros e somente mobiliário brasileiro. Podemos ver o ladrilho verde e branco se contrapor com a contemporaneidade dos móveis. A cadeira com assento verde fechado conversa com o piso e faz link com as telas ao fundo. O espaço é original, amplo, suave, vivo e com a vontade de receber a família para almoçar.

 

Loft de Marcelo Salum na Casacor SP 2018

No Loft de Marcelo Salum o verde está muito presente em todas as paredes e teto. O Ambiente, que conta com um apartamento completo, abusa de conforto e dá vontade de se jogar. Com o pé direito alto, o arquiteto resolveu fazer meia parede de uma cor e para cima o tom de verde escuro que ajuda a dar mais aconchego. Podemos ver como o espaço é harmonizado junto à mesa de centro e almofada ao pé da cama. As planta novamente surgem dando ainda mais o ar de casa e que realmente alguém mora no local.

 

 

Le Riad Bontempo – Roberto Migotto

O Arquiteto veterano Roberto Migotto se destaca mais uma vez no projeto da casa "Le Riad Bontempo" ao se inspirar na arquitetura marroquina. Um dos destaques de sua sala de jantar com living está no teto geométrico de madeira ripada, que nos remete à arquitetura dos palacetes do Marrocos. No fundo, é possível observar um vidro verde, revestindo parte da parede da cozinha, isso possibilita que a pessoa cozinhe e limpe facilmente. A linda mesa de jantar desenhada pelo arquiteto foi feita com uma pedra natural verde, que se conecta ao vidro e se mescla às poltronas de couro verde e tecido listrado com branco. Perceba que podemos brincar com as cores e fazer com que elas se relacionem em diversas texturas, materiais e usos.

 

Loft Ninho de Nildo José

A proposta do arquiteto Nildo José é trazer para dentro do apartamento o verde! Para isso, o arquiteto aproveitou o pé direito alto, sabiamente, ao colocar um jardim, feito por Bia Abreu, acima do quarto, para que o morador suba ao mezanino e desfrute de um tempo para si.

 

Casa Terra de Paola Ribeiro

A arquiteta carioca Paola Ribeiro abusou do verde nesta edição: a casa de 160 m² se conecta diretamente com a natureza ao aproveitar as árvores existentes no local. No projeto, o espaço interno e o externo se comunicam. As plantas estão distribuídas pelo espaço e complementadas com os quadros com temáticas de florestas e galhos.

 

 

Casa Raízes de Triplex Arquitetura

A Casa Raízes é um dos grandes destaques desta edição da Casacor. Aqui, vamos dar destaque à cozinha, que tem um antigo forno à lenha verde, que se contrapõe à cor avermelhada da bancada. E um modo inusitado de brincar com a vegetação surge com as plantas pendentes dentro das gavetas.

Agora você não tem mais desculpas para não colocar plantas em casa! Lembre-se: não tenha medo de colocar cor em casa

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver