Topo

Histórico

Casa de Viver

Urban jungle: conheça a tendência mundial que vai florescer sua casa

Casa de Viver

29/06/2018 04h00

Ter planta em casa era, para muitas pessoas, coisa da casa da vovó. Se for, sua avó está na moda!

A maioria da população brasileira vive em regiões urbanas, onde vemos mais prédios e asfaltos do que a natureza. O ser humano sempre teve ótimas relações com paisagens naturais e se sente melhor quando está em uma casa de campo ou na praia, entre outros locais conectados com o verde.

Então, por que não auxiliar a paisagem urbana com mais vegetação? Foi assim que surgiu o conceito do Urban Jungle, que busca trazer uma selva urbana para dentro da sua casa, independentemente de onde esteja. Como vimos no post sobre "o verde é o novo preto!", essa tendência mundial já chegou na Casacor SP e em outros projeto. Veja, agora, algumas referências e dicas de plantas que podem ser usadas dentro de casa, variando com plantas de luz, meia-luz e sombra.

Sala de Estar

Divulgação: Joana Requião

Acima, na sala clean, os tons terrosos e o verde da palmeira ganham vida. A palmeira areca, ideal para ambiente com luz ou meia-luz (tomar sol pelo menos 2 horas por dia), traz um ar praiano para o projeto da arquiteta Joana Requião, na Bahia. Neste caso, temos um vaso grande ao lado do sofá com uma planta grande, também. E não teria problema algum colocar mais verde ainda nesse ambiente, podendo estar junto à palmeira ou equilibrar nos dois lados do sofá.

Varanda

A varanda é um dos locais que mais conseguimos brincar com plantas. Primeiramente, porque temos uma diversidade de luz muito grande, o que favorece muitas espécies. Além disso, dependendo da varanda, o espaço pode ser pequeno para colocar mobiliário. Portanto é possível encher de verde o espaço remanescente. Veja que bacana esta referência com uma mesa baixa e diversas plantas com diferentes alturas e vasos.

Divulgação: TRiART ARQUITETURA

 

Cozinha

Há quem tenha preconceito com planta na cozinha, mas saiba que são ótimas para se ter temperos, como pimenta, manjericão, alecrim. Para quem tem cozinha integrada à sala, também fica legal complementar com plantas de diversos tipos em nichos abertos ou até mesmo nas partes altas dos armários que não estão fechados, veja o exemplo da Cozinha Matriz no post sobre verde.

Divulgação: Neolith

Quarto

Ter planta no quarto não é prejudicial, como se falava antigamente. As plantas ajudam no bem-estar e a purificar o ar. Porém, não é recomendado ter flores, pois o pólen pode trazer alergia e atrair outros animais. Quem não gosta de acordar com paisagens naturais?

Divulgação: Hunting for George

 

Banheiros

A função de trazer a paisagem para dentro de casa é a mesma neste caso. Como os banheiros tendem a ter pouca iluminação, é indicado colocar plantas de sombra e que gostem de água.

Divulgação: The Design Files

 

Conheça as plantas mais usadas para áreas internas:

  • Plantas de sol: são plantas que gostam de receber diretamente a luz do sol, portanto são plantas que necessitam de boa iluminação ao longo do dia. Entre elas estão: Próton, Palmeira-leque, Iuca, Árvore da Felicidade e Cactos.

Árvore da Felicidade – Foto: Evelyn Muller

  • Plantas de meia-sombra: este tipo gosta de receber luz indireta, ou seja, não gostam de luz batendo diretamente nelas, algumas chegam até a queimar. Entre elas estão: Orquídea, Samambaia, Suculentas, Árvore da Felicidade, Lança de São Jorge, Peperômia, Ciclanto e Camedórea-elegante.

Plantas suculentas. Divulgação: Mauricio Prada Paisagismo

  • Plantas de sombra: já estas não fazem questão de receber pouca luz indireta, se adaptando muito bem à locais que recebem pouca luz. Entre elas estão: Samambaia, Zamiocula e Lança de São Jorge.

Zamiculcas – Divulgação: Jardiland

Agora já pode ir à loja mais próxima e criar sua selva em casa.

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver