Topo

Histórico

Casa de Viver

Cozinhas integradas: veja seis projetos inspiradores da Casacor SP 2018

Casa de Viver

14/07/2018 04h00

Cozinhas sempre foram um ambiente de desejo para se arrumar em casa. As cozinhas integradas são as maiores tendências da arquitetura e decoração dos últimos tempos e está presente em todos os espaços da Casacor SP deste ano. Isso ocorreu por diversos motivos como: apartamentos cada vez menores; desejo de ampliar espaços; reunir pessoas para cozinhar, conversar, beber, assistir TV, entre outras vantagens. Como as cozinhas estão expostas ao entrar em casa, estas se tornam mais sedutoras e inovadoras. Veja as sete cozinhas mais charmosas desta ediçãoda mostra.

1- Yamagata Arquitetos – Anexo Nuage

Anexo Nuage – Foto: Denilson Machado

O "Anexo Nuage", de 68m², contempla um apartamento completo com tons de bege e cinza claro. O maior destaque está nos capins suspensos acima da mesa de jantar. Foram usados três tipos de capins secos para criar a escultura natural: capim cidreira, capim pluma e capim dos pampas. A cozinha está organizada de forma diferente e ousada: à direita, a área molhada, com a pia e bancada. No centro, a mesa de jantar, que funciona como bancada. Do lado esquerdo, a torre quente com a geladeira embutida no armário (estas geladeiras são tendência por ficarem escondidas, porém o preço aqui no Brasil ainda é muito elevado).

2- Paola Ribeiro – Casa Terra

Casa Terra – Foto: Denilson Machado

A arquiteta carioca projetou uma casa de 160m² com ambientes abertos e integrados à natureza. Um dos grandes destaques é a cozinha, que propõe uma bancada inusitada e linda! A ilha é uma bancada solta, com pés, semelhante a uma mesa com cavaletes revestida com madeira e dekton. Para quem não conhece, dekton é uma "pedra artificial" composta por diversas matérias primas que trazem maior resistência para a bancada, tanto para manchas de gordura, como para elevadas temperaturas (podem ser usadas em churrasqueiras). O revestimento possui um aspecto visual que lembra um mármore (tipo de pedra natural que não se usa em cozinhas por ser muito porosa e manchar muito fácil) na cor cinza com veios brancos que quebra os demais tons quentes presentes nas madeiras e tons terrosos. Ao fundo, uma janela de vidro que se conecta com o verde externo, rodeado por uma estante com nichos abertos em tom cinza próximo da bancada e dois armários simétricos de madeira trazendo uma grande harmonia. E como funciona essa bancada? Aqui uma das soluções mais legais que passa desapercebido por muitos, uma torre metálica vazada preta abaixo da torneira da pia comunica os encanamentos e rede elétrica para que tudo funcione. Imperdível a visita neste espaço!

3- João Armentano – Villa Olivo

Villa Olivo

A casa do renomado arquiteto apresenta sua arquitetura minimalista em 307 m² valorizando a aproximação do ambiente externo com interno. Sua decoração é limpa, sem cacarecos, para que as obras de arte e móveis ganhem o grande destaque. A cozinha é sóbria, com armários muito limpos pintados em um cinza chumbo, no qual as portas não possuem puxadores e evidenciam os eletrodomésticos embutidos. Aqui temos mais um espaço usando uma "pedra artificial"  (neste caso um composto de matérias primas com quartzo) que é a nova tendência, tanto pelo seu aspecto sofisticado semelhante ao mármore como por sua resistência. Com o avanço da tecnologia foi possível criar este tipo de material que está se tornando cada vez mais acessível ao bolso e criar cozinhas que não eram possíveis 10 anos atrás (afinal, se você colocasse mármore na cozinha, era certeza que mancharia). Sofisticado, clean, mostrando que menos é mais.

4- Très Arquitetura – Casa Menir

Casa Menir – Foto: Evelyn Muller

O pequeno apartamento de 56m² traz ideias muitos legais para pequenos espaços e uma cozinha rústica com muito borogodó. Ao entrar pelo espaço a cozinha ocupa todo o plano de fundo com estantes metálicas abertas e uma bancada cinza com marcenaria inferior em revestimento amadeirado. No primeiro plano temos um elemento em fibras que fazem a divisória dos cômodos da casa, já ao fundo vemos a estante, bancada e geladeira. Observe como é interessante usar nichos abertos em cozinhas integradas com a sala, traz muita personalidade, elegância e aconchego ao apartamento, além de apliá-lo, outro ponto é a cozinha produzida com uma pequena horta que deixa o espaço super humanizado.

 

5- Nildo José – Loft Ninho

Loft Ninho – Foto: Denilson Machado

O loft de 80m² possui muita prosa e poesia, sendo um dos grandes destaques desse ano com uma arquitetura clean que ganha cada vez mais espaço e admiradores. A caixa de carvalho europeu (o loft é todo revestido em madeira, piso, parede e teto) é interrompida na cozinha por sua marcenaria e bancada cinza escura, que como podemos ver é uma grande tendência. A bancada em quartzo (novamente uma pedra sintética) corre de fora a fora dentro de uma caixa de marcenaria com revestimento chumbo metalizando, trazendo leve brilho e aspecto de metal escuro (revestimento também usado na parte inferior e superior da bancada), já o frontão é em vidro branco com nichos metálicos. No primeiro plano tempo a mesa com desenho orgânico em corean projetada pelo arquiteto, onde do lado esquerdo se encontra um rebaixo para fazer um bar e do lado direito estão dispostas as cadeiras (também desenhadas pelo arquiteto) com tom de verde, que fazem a área da refeição que são iluminadas pelos pendentes da Flos. Para quem não gosta de nichos abertos, vemos como esta opção mais limpa facilita a arrumação e funcionalidade da casa sem perder o charme.

 

6- Dado Castelo Branco – Casa do Relógio

Casa Relógio – Divulgação: Gorenje

O Arquiteto construi uma casa contemporânea de 283m² para a mostra deste ano, rico em madeira, concreto, tons neutros e interior predominantemente claro, com muito requinte e sem exageros. A cozinha mantém os tons claros em que as portas dos armários são revestidas em vidro cinza claro (vidro é um ótimo material para limpar, mas mostra muitas marquinhas), a geladeira escondida na marcenaria, uma ilha e pia em pedra sintética imitando mármore (pois é, to dizendo que é tendência…) e uma prateleira suspensa em metal que abraça a coifa. Como podem ver, o metal está sendo muito utilizado nas cozinhas, por sua fácil limpeza e facilidade em trabalhar.

 

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver