Topo

Histórico

Casa de Viver

Decoração neutra: veja 5 dicas imperdíveis e 11 lindos projetos

Casa de Viver

07/08/2018 04h00

Somos constantemente bombardeados com mais informações do que conseguimos processar. O trabalho, o trânsito, as mídias sociais… Ufa! Ao chegarmos em casa, tudo que queremos é sossego do corpo e da mente! E a arquitetura pode ser uma grande aliada (ou vilã) nesse processo de desacelerar. Para aqueles que buscam a tranquilidade no lar, além de materiais confortáveis e organização, vale investir em tons neutros, que acalmam e descansam o olhar. Separamos, a seguir, dicas para empregar a neutralidade sem monotonia!

Basiches acertou em "esquentar" seu projeto neutro com grandes painéis de madeira!

  • Base neutra:

Uma decoração, como uma tela, precisa de uma base sobre a qual se consiga compor livremente. Quanto mais desimpedida e sem informações prévias essa base, mais liberdade. Na decoração, entende-se como base os grandes elementos: paredes, sofás, mesas, tapetes, cama… Para um ambiente mais tranquilo, tente deixa-los em tons neutros, como branco, off-white, bege, marfim e cinza clarinho. Dessa forma, ao bater o olho no ambiente, não há um enorme impacto visual.

Projeto de Felipe Hess. Cores (poucas) ficam por conta da vegetação e dos assentos, que repousam sobre imensidão branca

Cozinha e base totalmente em sintonia. Alventosa Morell deixou o destaque sutil à madeira.

  • Pontos de cor:

Com uma base neutra, a paleta de cores a serem exploradas é mais abrangente! Escolha objetos específicos para levarem a cor ao ambiente. Procure deixar os tons mais "cheguei" para objetos que possam ser trocados facilmente, caso você enjoe: almofadas são uma ótima opção! Mescle as coloridas com as claras, dosando a quantidade de cor. Livros, vasos, flores e abajures são outras opções legais para se produzir um ambiente neutro e deixá-lo mais vivo!

Felipe Hess, novamente assina um projeto prmoroso onde a presença de cores mais destacadas se restringe a pontos especificos, como no couro das cadeiras.

Quem disse que quartos de bebê precisam ser rosa ou azuis e super "cheguei"? Esse lindo projeto da decoradora Bre, autora do blog BrePurposed mostra que dá para fazer algo com muita classe e zero imposição de gênero! Com meia parede colorida (ainda assim, um tom de verde mais acinzentado), ela deixa o ambiente super divertido.

  • Tom sobre tom:

Mesmo se você não for adepto a cores fortes, de jeito algum, é possível fazer uma decoração dinâmica brincando com as diferentes tonalidades de uma mesma cor. Digamos que você opte por usar o off-white. Dentro dessa cor, há opções mais claras, puxando para o linho, ou para o branco seco, mais ou menos vibrante… cada uma dessas nuances compõem de maneira divertida sem precisar sair da cor escolhida.

O escritório Zoom Arquitetura Urbanismo e Design não perdeu a neutralidade ao adicionar ao concreto aparente e à madeira o jardim vertical. Pelo contrário, conseguiu atribuir um pouco de movimento.

Em outra obra de Basiches, todo branco da base e decoração é contrastado com o preto pontual, seja no estofado, lustre ou revestimento da porta.

  • Texturas

Com as mesmas cores, ao mudar as texturas, já se consegue um efeito diferente: polido e rugoso, macio e áspero, liso e trabalhado… Esse efeito surge, muitas vezes, ao mudar o material. Vidro branco e madeira branca são ambos da mesma cor, mas têm efeitos completamente diferentes na decoração, por exemplo. Procure por materiais que tenham aspectos diferentes e veja como eles, juntos, fazem um jogo visual muito chique e divertido. Brinque com  os sentidos

Nessa foto, madeira branca ao lado da parede branca e do estofado claro confortam não só o olhar, mas o corpo e mente cansada do morador. Sensação de aconchego criada por Hess.

Nessa residencia, assinada por Max Núñes nada está ai por acaso. tudo tem uma função, sem vez aos superfluos. Photocredit: Roland Halbe

  • Espaços vazios

Tão importante como produzir e preencher os espaços, é deixar pontos estratégicos de respiro. Uma casa tranquila pede organização e informações na medida. Tente sempre pensar se o que está disposto ao olhar não é demais. Tendemos a sempre acumular muito, portanto, de tempos em tempos, pense se não seria bom abrir alguns espaços. Paredes sem nada pendurado, mesas sem muitos enfeites… Vale a pena deixar espaço para que algo novo entre.

Projeto de João Tiago Aguiar, esse banheiro ilustra bem o item acima: requintado, porém sem nada além do que precisa. O destaque fica para a iluminação do teto: desenho no gesso. Genial!

Na sala desse apartamento, a decoração super neutra deixa que o protagonismo seja ocupado pela paisagem ao fundo. RAP Arquitetura.

Aposte nesses tons cheios de classe e atemporais e não erre na decoração de seu cantinho tão precioso na recarga das suas energias!

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver