Topo

Histórico

Casa de Viver

Bancadas servem para dividir cozinha e sala e mais ambientes; veja ideias

Casa de Viver

19/08/2018 04h00

Nos dias de hoje, cada milimetro de espaço no seu imóvel é precioso! Pensando assim, por que ocupar muitos deles com paredes enfadonhas, quando é possivel substituir por bancadas, que dinamizam o uso diário e passam uma sensação de amplitude? Veja neste post alguns exemplos do uso de bancadas para fazer a divisão de ambientes e inspire-se!

Cozinha de sala de jantar

Não é novidade, mas optar por integrar cozinha com a sala de jantar facilita o dia a dia da casa, além de aumentar o contato de quem cozinha com aqueles que desfrutarão da comida. Seja a bancada usada como mesa ou como local de preparo dos alimentos (ou até as duas funções), quando a parede entre os ambientes desaparece, a sensação de amplitude e integração surge! Quem não preferiria cozinhar assim?

O escritório Leal Ribas conseguiu, com uma linguagem similar, delimitar os espaços da cozinha e do jantar com a bancada alta.

Denise Barretto, nesse lindo projeto, também usa desse artificio para separar os dois ambientes, brincando com a altura da bancada e da mesa de jantar

Cozinha de sala de estar

Também um exemplo relativamente comum, mas muito usual e prático. Em imóveis cada vez mais carentes de espaço, integrar a cozinha com a sala de estar virou quase a regra. Substituindo uma parede sem graça por uma bela bancada multi-uso , amplia-se os dois cômodos e propicia integração entre as pessoas. A divisão pode ser aproveitada como buffet, aparador, mesa para trabalhar, bar… As possibilidades são muitas.

Alessandro Sartore, Arthur Falcão, Fabiana Gonçalves e João M.Schiewe acertaram ao dividir sala de estar em cozinha com uma bancada que serve tanto para mesa de refeições quanto para trabalhar.

Juliana Vervloet do Amaral consegue efeito muito bonito, fazendo com que a bancada da cozinha fosse também o apoio à sala de estar.

Sala de estar de quarto

Nos espaços cada vez menores, cada parede importa! Em casas onde moram solteiros ou apenas um jovem casal, substituir a parede entre sala e quarto por uma bancada costuma ser uma solução bastante proveitosa! Se você é daqueles que não abrem mão da televisão, não tem problema: há muitas maneiras de se instalar mecanismos que permitam que ela gire, servindo aos dois ambientes, conforme necessidade!

A arquiteta Chris Silveira optou pela bancada ao dividir o quarto e o estar, nesse projeto.

Com televisão em suporte giratório, sala de estar e quarto são integrados pela cortina unica, mas divididos pela bancada com nichos. Projeto de Inspirate Arquitetura e Interiores

No projeto de Mariana Fedulo a solução empregada para a televisão foi outra: um projetor em vidro permite que a imagem seja vista por ambos os lados! Abaixo, bancada serve os dois ambientes!

Quarto de escritório

Com cada vez mais pessoas trabalhando de casa, os home-offices se tornaram quase um item indispensável em todos os projetos. Muitas vezes, caso não seja possível reservar um cômodo da casa especifico para essa função, o quarto é uma opção legal para tal, pois é um local tranquilo e menos movimentado da casa. A colocação de uma bancada atrás da cama permite que você desfrute da televisão.

Projeto de MCAA Arquitetura, o espaçoso quarto dispõe de uma bancada para o "room-office"

No quarto jovem, projeto de CM Arquitetura, a bancada fica ao lado da cama, sendo seu apoio, alem de espaço para estudos

Quarto de banheiro

Controversa e muito polêmica, essa junção de quarto com sala de banho é linda! Esse layout, amado ou odiado, serve muito bem para hotéis, nos quais não costuma-se passar muito tempo, mas, em casa, pode gerar algumas confusões pela falta de privacidade. Costuma-se usar a bancada da pia como a divisão entre os dois ambientes. E você, é do time que aprova ou do que desaprova essa solução?

Projeto de Diego Revolo para a blogueira Gabriela Pugliesi, no qual a bancada da pia é o elemento que divide o quarto da saba de banho! Aqui o estilo industrial é quem manda.

Para Casa Cor, Vitor CIpriano projetou uma bela bancada atrás da cama, separando o banho do dormir. Nessa opção, a privacidade é um pouco maior, uma vez que a cama está de costas para o local de banho.

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver