Topo

Histórico

Casa de Viver

Fibras naturais na decoração: saiba como usar essa tendência

Casa de Viver

26/08/2018 04h00

As fibras naturais já estão presentes em nossa cultura há bastante tempo, porém, a forma de usá-la é reinventada de tempos em tempos. Com a correria do dia a dia, a urbanização das cidades e os avanços tecnológicos trazem a sensação de perda dos ambientes naturais, portanto a tendência é que a casa vire um local de prazer, relaxamento e que nos desconecte da correria. Com essa necessidade, a decoração vem apostando cada vez mais em elementos naturais para trazer uma nova sintonia dentro de casa.

Projeto da Triplex Arquitetura para CASACOR SP 2018 – Neste projeto as arquitetas optaram por uma casa rústica em que portas e forro são revestidos com fibras naturais.

Muitas vezes, as pessoas acham que fibra natural é muito rústico e vai parecer casa de praia ou campo. Na verdade, isso dependerá de como você utilizará este elemento e onde o colocará. Portanto, é possível ter uma casa super contemporânea e sofisticada com uso deste elemento. Vamos trazer aqui algumas ideias de como você pode fazer isto na sua casa e te inspirar!

Leia também

Branca e minimalista

Neste projeto de uma casa australiana há a predominância do branco e do minimalismo. Este tipo de decoração é excelente para quem tem apartamentos pequenos ou deseja algo limpo, aconchegante e claro. Como as paredes são monocromáticas e os móveis acompanham a mesma cor, o espaço ganha uma amplitude ainda maior por não ter grandes barreiras visuais. Desta forma, o arquiteto soube usar muito bem o piso e os móveis de madeira e fibra que se contrastam com o branco de maneira sutil.

Bons detalhes: tapete de fibra, banqueta de fibra, manta em tom semelhante jogado no sofá e lareira na cor preta para dar uma quebrada nos tons claros.

Divulgação: Salt House – Austrália

Urbano e natural

O apartamento paulistano abaixo traz uma ótima sintonia entre urbano, natural e cor. Neste projeto de Maurício Arruda e Todos Arquitetura, o visual limpo também é predominante com cores das paredes, cortina e sofá na mesma cor. O piso de madeira faz o contraste com as paredes, o que traz mais aconchego e ajuda ligar os objetos com a arquitetura de interiores. O aparador azul ganha evidência por ser o único elemento nesta cor e traz graça ao conjunto. As cadeiras são de madeira com assento de junco e no chão é colocado um tapete de juta, que enfatiza o conforto e sensação de descontração.

Bons detalhes: cesto de fibras no tapete, cesto de vime no aparador e almofadas coloridas no sofá.

Divulgação: Maurício Arruda – Todos Arquitetura

Tons similares

Ainda em São Paulo, este projeto conta como um anexo e gourmet da casa principal. Para trazer conforto a esta casa e ter a sensação de estar fora da capital os arquitetos optaram pela abundância em elementos da natureza em tons similares. Primeiramente, a estrutura de ferro que sustenta o pilar de biribas de madeira pintada de branco ajuda a proteger os moradores do sol, mas, ao mesmo tempo, com permeabilidade da luz. As paredes ao fundo foram revestidas com pedras brancas, trazendo uma nova textura na mesma cor e contrastam com o piso de deck de madeira elevado. As luminárias de madeira branca e natural chama a atenção ao iluminar a mesa. Os móveis são apropriados para a área externa e feitos com corda náutica em tons similares ao da estrutura. O pufe terracota chama atenção ao se diferenciar pela cor dos demais itens. A disposição do layout também é muito interessante, por se tratar de um espaço pequeno e caber diversas funcionalidades, pois logo atrás do balcão já está a mesa de jantar que é dividida pelo sofá que cria uma área de estar onde a prioridade é a vista da piscina por todos os móveis estarem voltados para ela.

Bons detalhes: cesto com manta azul no chão, tocos de madeira como mesa lateral, cesto como vaso para plantas no fundo, à esquerda.

Divulgação: TRiART ARQUITETURA

Projeto divertido

Neste divertido projeto, a arquiteta resolveu brincar mais com os constastes e trazer outra personalidade aos móveis. Tons pretos, brancos, azuis, terracota e madeirados estão presentes. O branco, preto e madeirado entram como tons neutros e se espelham pelo ambiente. Já os tons terrosos e azuis são pontuais e servem para trazer mais vida e alegria. As cadeiras e os lustres de vime e fibra trazem o ar mais rústico,  sensação de varanda e de aproximação com ambientes externos. A mesa preta dá um ar contemporâneo e serve para destacar as cadeiras.

Bons detalhes: forro pintado de preto ajuda a destacar as vigas de madeira que conversam com as prateleiras de bebida e temperos acima da bancada da adega.

Divulgação: a.NABERDESIGN

Cor

O ambiente de Juliana Pipi para a mostra Casa Pronta aposta na cor terrosa como elemento principal para esta sala. Esta decoração pode ser feita tanto em apartamentos como para casas de campo ou praia. Ao contrário dos três primeiros projetos mostrados acima, a cor está na parede e os tons neutros entram no móveis, onde aparador, banco e painel possuem as mesmas cores. Os colares de madeira também ganham a cena e são um ótimo elemento de produção que podem ser usados até mesmo em mesas aparadores.

Bons detalhes: manta em banco próxima à cor da parede, painel com sacola estampada amarela.

Divulgação: Juliana Pipi – Casa Pronta

Rústica e moderna

Esta casa nos remete à uma casa rústica e contemporânea ao mesmo tempo. As paredes texturizadas com piso de cimento queimado e móveis madeirados traz um ar rústico e praiano. Do outro lado, tons escuros remetem ao requintado.

Divulgação: Pinterest

De olho nos detalhes

Nunca deixe de fazer cantinhos e decorar com objetos, pois estes ambientam a casa e deixam o espaço mais aconchegante. Mais uma vez, o contraste do preto com a fibra aparece, pois o preto traz sofisticação e modernidade e a fibra se contrapõe à cor, ou seja, ganha mais destaque e quebra a seriedade do preto. Abuse da mistura destes elementos.

Divulgação: L'aviva Home

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver