Topo

Histórico

Casa de Viver

Televisão na sua sala: veja dicas para escolher a melhor posição

Casa de Viver

18/11/2018 04h00

Há quem diga que, colocando uma televisão na sala, você dificulta a interação entre os moradores, que se concentram apenas nela. Mas, sejamos sinceros: é uma combinação perfeita para quem quer aliar entretenimento ao momento de "relax" do dia. Porém, a maneira que ela se localiza na sala e como compõe com a decoração faz toda a diferença na hora de assistir. Para que todos usufruam da imagem e para que a tv não se torne um item perdido no ambiente, veja algumas dicas abaixo!

Painel ripado é um opção atual para colocar a TV. Projeto de Bianchi e Lima

Há duas possibilidades em uma casa: que a sala de estar e a sala de TV sejam ambientes distintos, sendo a sala de tv muitas vezes isolada (por questão de acústica e claridade) ou que seja um único ambiente que serve aos dois usos, tanto como ambiente para receber amigos e visitas quanto para o momento de assistir aquele filminho ou a novela.

Clean e chique, a saça tem TV acima da lareira. Projeto: Arthur Casas

Essa distinção é importante, pois quando o ambiente é voltado especialmente para o uso da televisão, algumas características especiais podem ser aplicadas com mais facilidade. É o caso da cor mais escura! A maioria das televisões refletem a luz que bate na tela, fazendo com que, às vezes, se o ambiente é muito claro, fique difícil de ver as imagens com qualidade. Por esse motivo, optar por cores escuras nas paredes de salas de televisão ou home theater é tão comum, pois evita gerar claridade que atrapalhe a imagem.

Projeo de Gustavo Motta, no qual a TV não está em uma sala exclusiva, portanto, o arquiteto optou por usar uma base neutra clara para o ambiente não ficar pesado.

Já em uma sala multiuso, pintar tudo de escuro pode não ser o ideal, deixando o ambiente pesado demais. Uma alternativa legal nesse caso é escolher justamente a parede na qual a televisão se apoiará e pintá-la de um tom mais escuro, como berinjela ou cinza, destacando o conteúdo exibido na tela. Outra opção bacana no caso de um ambiente com muita luz é a de colocar a TV dentro de algum armário, que cria uma proteção contra os raios de luz e evita danos aos aparelhos.

Aqui vemos uma solução linda adotada pelo escritório Triplex Arquitetura, no qual um grande móvel azul serve de moldura e proteção a TV (veja que, por mais que a cor seja forte, não atrapalha)

Mais um ponto importante ao pensarmos em televisão na sala é considerarmos se ela ficará colocada na própria parede ou apoiada em um móvel como rack, por exemplo.

Sendo ela apoiada no móvel, atente-se principalmente sobre a altura dele, para que a TV não fique nem alta nem baixa demais para quem está sentado. O ideal é que o eixo da tela fique na altura dos olhos do espectador quando sentado, ou seja, por volta de 1,20m, evitando dores de cabeça e até nas costas e pescoço.

Um exemplo de TV apoiada no móvel no qual o led serviu para destacar o fundo de tijolinhos e as estantes que emolduram sem atrapalhar o funcionamento das imagens. Projeto de Trés Aquitetura

Se optar por colocar na parede, lembre-se que televisões têm fios (às vezes, muitos) que dela saem e precisam chegar até uma tomada. Por esse motivo, considere como eles serão escondidos. Quando, no projeto, já foi considerada a instalação da tv na parede, o normal é que, logo atrás dela, seja feito um ponto de energia, para que o fio nem precise sair de trás. Se essa foi sua opção, mas não tem um ponto de tomada próprio para isso, a solução sem quebrar nada é fazer um painel de marcenaria no qual a tv se ancorará e, por trás dele, passarão todos os fios que precise.

Robert Robl criou um móvel especial para não só embutir toda a fiação da TV nele ancorada, mas também para servir como estante e apoio aos aparelhos complementares à televisão.

Apoiada ou suspensa, a experiencia de assistir televisão é beneficiada quando essa se contrapõe a um fundo neutro que não necessariamente precisa ser branco. Evite estampas, texturas e elementos que disputem atenção com a TV.

Fundo mais neutro impossivel! Nesse projeto de Nildo José a tv foi instalada em um móvel de marcenaria todo em tom bem escuro, que, além de camuflar o aparelho quando desligado, não interfere nas imagens quando ligada

Agora, se você não gosta mesmo do aspecto de um grande "retângulo preto" no meio de sua sala, a solução é camuflar sua TV. Com um pouco de criatividade (e investimento), há maneiras de sumir com esse aparelho que, por mais que tenha evoluído ao longo do tempo, continua sendo uma espécie de intruso na décor. Uma boa opção é fazer um painel deslizante que possa se deslocar quando quiser assistir e voltar ao lugar quando estiver desligada.

Os arquitetos da Ouriço bolaram uma solução linda e divertida para esconder a televisão. Aqui você não a vê, apenas um painel com arte.

Já aqui, ao mover o painel para a esquerda, podemos desrutar do entretenimento!

E por que não uma televisão que mais parece um quadro?

O escritório ouriço ficou expert em achar meios de disfarçar a televisão na decoração. Aqui ela se mistura na composição de quadros. Apesar de ser um pouco incomodo ao assistir, é uma otima opção para os que não curtem o visual estático.

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver