Topo

Histórico

Casa de Viver

Cozinhas: veja dicas para aprimorar seu novo ambiente favorito da casa

Casa de Viver

16/01/2019 04h00

Nada melhor do que comida para aproximar as pessoas, não é? Cozinhas, cada vez mais, estão passando de ambientes estritamente funcionais para se tornarem um ótimo espaço para receber e agregar amigos e parentes. Por esse motivo, o projeto ideal deve aliar praticidade e conforto ao estilo.

Diogo Oliva projetou essa cozinha que, apesar do preto ser a cor predominante, não ficou pesada, pois há pontos de amarelo e de vegetação que dão a leveza necessária ao ambiente

Se a sua cozinha é compacta, alguns truques podem ajudar a ganhar espaço: opte por cores claras, tanto nas paredes quanto na marcenaria, pois isso dará a impressão de que o espaço é mais amplo. Também invista em armários planejados que permitam usar todo o espaço.

Neste projeto, há um móvel muito bem planejado que ocupa todo o espaço disponivel da parede, deixando apenas lugar para a geladeira. Gustavo Calazans conciliou local de preparo dos alimentos com um pequeno ponto de trabalho para seu cliente que desfruta de ótima luz natural.

Se for possível, eletrodomésticos embutidos são ótimos, pois liberam espaço de bancada. E evite móveis que "atravanquem" a circulação, como muitas banquetas ou uma mesa muito grande, por exemplo.

Projeto do escritório Milieu Creative, essa cozinha branca é supercompacta, mas como todos os elementos são no mesmo tom, temos a ilusão de que o ambiente é maior. Além disso, o arquiteto conseguiu colocar muitos armários

Se você está buscando o equilíbrio entre beleza e utilidade, não tenha preguiça na hora de escolher os revestimentos desse ambiente. O piso de uma cozinha deve ser fácil de lavar e não acumular sujeira. Hoje, existem muitas opções bonitas no mercado feitas em material de pouca manutenção.

Gabriel Valdiviesco não economizou no ladrilho hidráulico, deixando a cozinha descolada e com muita personalidade. Interessante notar como ele brincou de emoldurar a janela, que parece um quadro na parede

Tão importante como um bom projeto é a organização da sua cozinha. Ela é parte fundamental, não só na estética do ambiente, mas também para garantir um bom andamento do preparo dos alimentos. Assim, armários e prateleiras são essenciais no projeto. Procure por modelos que ocupem o maior espaço possível, possibilitando que você tenha espaço para guardar o maior número de itens.

Nessa linda obra de Brad Krefman, na parte de cima dos armários, ele opta por portas em vidro e tela de aço, que preservam a limpeza dos itens contidos, mas os deixa à mostra (cuidado com a organização). Na parte inferior, o gabinete e gavetas são de madeira maciça

A opção por fazer armários sem porta ou deixar os utensílios 100% a mostra, em prateleiras ou pendurados, por exemplo, é linda! Porém, quando se cozinha todos os dias no ambiente, pode não ser a melhor opção, pois as peças engorduram muito rápido.

Não abra mão de acessórios! Não só decoram a cozinha simples, mas também garantem a organização dos espaços, complementando a função dos armários, como é o caso dos porta objetos e dispensers de mantimentos (como café, por exemplo).

Jorge Siemsen projetou uma cozinha prática e com iluminação natural! Repare que a linda ilha de aço foi toda equipada com acessórios para cozinhar

Caso sua cozinha seja do estilo americana — integrada à sala de estar ou jantar, muito comum nos apartamentos mais novos, por otimizar o espaço — é ainda mais importante que ela esteja organizada, pois seus convidados inevitavelmente estarão a encarando.

FMB Arquitetos acertaram na mosca! Veja: a divisão de ambientes aqui é feita apenas pela mudança de piso. Para o de madeira e se inicia um piso frio, próprio para ambientes onde srá feito o preparo da comida. A escolha da mesa e das cadeiras foi sábia, pois elas são "sequinhas" e não atravancam a circulação!

Na hora de projetar sua cozinha, você deve se perguntar qual é o seu estilo de vida e o que você deseja. O projeto de um ambiente para quem adora cozinhar e faz isso diariamente é muito diferente do feito para alguém que mal para em casa para comer. Conheça seus hábitos e seu estilo.

Essa linda cozinha de Jayne Everett é uma obra de arte, mas com certeza não é para alguem que come todos os dias em casa nem para alguém que cozinha para muitas pessoas. Se você é solteiro e tem a vida agitada, é uma ótima pedida!

Último toque: Após muitos estudos, foi concluído que posicionar o trio geladeira, pia e fogão de modo a formar um triângulo, facilita o dia a dia e ainda prevalece como conceito importante na arquitetura de cozinhas. Por que? Pois as movimentações mais repetidamente feitas são: 1) retirar o alimento da geladeira; 2) Colocá-lo sob a pia e 3) Levá-lo ao fogão. Dessa forma, é preferível que o fogão seja posicionado ao lado da pia e a geladeira na parte de trás (deixando o frio mais longe do quente). Caso essa triangulação não seja possível, o ideal é que a pia fique entre o fogão e a geladeira, permitindo assim que a geladeira possa ser acessada sem ter que passar pelo fogão.

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver