Topo

Histórico

Casa de Viver

Veja dicas para decorar seu banheiro, para que ele seja prático e bonito

Casa de Viver

12/02/2019 04h00

Ambientes de grande uso, os banheiros de um lar merecem tanta atenção quanto os demais. Independentemente do tamanho, é importante que seja usual, prático e que facilite sua rotina diária — e, claro, bonito. Veja essas dicas para que o seu seja assim:

 

Montalba Architects em projeto minimalista sem deixar o charme de lado

Pense primeiro no mais importante

Primeiro ponto importante: lembre-se de que se trata de uma área molhada, demandando cuidados básicos mais específicos. Se você está construindo do zero, atente-se ao tipo de encanamento e infraestrutura que serão instalados, pois um desleixo nessa fase pode gerar dores de cabeça no futuro. Caso esteja reformando, antes de mudar a estética, busque ajuda de um profissional para verificar a qualidade e estado de conservação dos canos, tubulações e impermeabilizações feitas anteriormente, pois será mais fácil de resolver qualquer pendência, sem retrabalho. Deixe a infra "nos trinques" para poder pensar na decoração.

Neste lavabo fora do comum, Caroline Gayral, a linda pedra da cuba é protagonista

Ouse nos lavabos

De uso rápido, esse ambiente permite ousar um pouco mais na decoração. Como não é local de longa permanência, cores vibrantes e papeis de parede estampados são bem-vindos e não cansam. Quase tudo é permitido no lavabo. Uma dica bacana é usar espelhos grandes, para dar aquela sensação de amplitude ao ambiente que normalmente é pequeno.

Neste banheiro completamente diferente do básico, o Studio Associato Archiplan arrasou na mistura de materiais

Ambiente "clean" ajuda

Banheiros de uso diário tendem a ser mais "clean", com cores puxando para o branco, fendi, tons de madeira mais clara, que auxiliam inclusive na otimização da iluminação, tão importante para os cuidados com a pele ou para ajudar na maquiagem.

Apesar de ser clean, o banheiro de uso diário também merece um charme. Foi nisso que pensou o arquiteto Flavio Borsato ao projetar a cuba rosa em meio ao banheiro alvo

Bancada e armários são práticos

Uma boa bancada serve de apoio para os produtos de higiene e deve ser sempre feita com material resistente a água, como pedra ou cerâmica. Aproveite a parte de baixo da bancada para fazer gabinetes e, se a metragem não é tão abundante, armários superiores com portas espelhadas ampliam o espaço de armazenagem.

Com uma pegada mais crua, muito na moda, este projeto da Cielo é aconchegante

Não é preciso revestir tudo

Embora o piso dentro da área do box precise ser específico para receber água, no restante do banheiro não é obrigatório o uso de revestimento cerâmico. Madeira, por exemplo, é uma ótima alternativa, contanto que haja boa drenagem das áreas molhadas. O mesmo serve em relação às paredes: as do interior do local do banho devem receber revestimento de pastilhas ou cerâmico. Nas outras, brinque com tinta ou até uma meia parede com revestimento.

 

Neste banheiro para a suíte principal de uma residência urbana, a BC Arquitetos aproveitou bem a parte de baixo da bancada para com gabinetes e usou madeira até dentro do box, em forma de deck

Muita atenção ao escolher as tintas

Não se esqueça: na hora de escolher a tinta, atente-se para que seja adequada a áreas molhadas e resistente, como a do tipo acrílico premium com propriedades antimofo.

 

Este banheiro supermoderno, projetado pelo Quadro Room, evidencia que a regra é fazer o que te agrada. Com bom gosto e um bom profissional, suas vontades podem ser feitas

Com essas dicas eu tenho certeza que seu banho ficará ainda mais gostoso!

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver