Topo

Histórico

Casa de Viver

Veja 5 maneiras de esconder os fios da TV e mais aparelhos da sua casa

Casa de Viver

29/03/2019 04h00

Todos nós já passamos por isso: instalar uma televisão na parede ou em um móvel e, ao final, ter uma infinidade de fios caídos, parecendo uma grande gambiarra. Mas há solução! Algumas mais práticas, para remediar o que já existe, outras que necessitam de um pouco de planejamento. Veja dicas e escolha a que funciona melhor para você:

Painel

O painel é uma solução muito usada, pois não importa quantos aparelhos eletrônicos você queira plugar em sua TV, todos eles terão seus fios escondidos, passando por trás dele. HDMI, vídeo-game, DVD, sistema de som e alimentação energética da TV, todos com seus respectivos locais determinados… O painel tem aberturas, que permitem que os fios sumam, sendo conectados às tomadas na parede. Sem contar que as opções de materiais para execução desse elemento são infinitas. Com criatividade e elegância, o painel vira peça decorativa, além de usual.

Projeto de Dado Castello Branco mostra o poder de um painel de madeira. Esse escondeu todos os fios dos eletrônicos e fez com que a TV parecesse um quadro Divulgação/ Dado Castello Branco

 

Aqui, um painel faz as vezes de móvel também. Ladeado por aberturas, o móvel branco ganha leveza. A televisão parece flutuar. Divulgação/ Nildo José + Arquitetos

 

Opção mais ousada e ótima para espaços menores. Esse quarto projetado por Creato Arquitetura teve seu painel revestido de espelho. Divulgação/ Creato Arquitetura

Canaleta

Sabemos que não é a opção esteticamente mais agradável, mas usar canaletas para concentrar e organizar os fios é uma opção barata, prática e aplicável em todo tipo de parede. Comumente feitas de plástico, para que fique com um acabamento mais discreto, uma boa dica é pintá-la da mesma cor da parede. Agora, se o estilo do seu lar for mais industrial, versões de eletrodutos aparentes podem funcionar bem. Dá um ar de modernidade para qualquer ambiente e dispensa quebradeira.

Projetado pelo Estudio Penha, esse home tira proveito de uma pegada mais rústica e industrial, que combina com os dutos aparentes. Divulgação/ Triart Arquitetura.

 

Rômulo Teixeira precisava diminuir os custos da obra, então optou por organizar os fios da televisão por meio de canaletas. Divulgação/ Rômulo Teixeira.

Rodapé

Uma solução bacana para quem está na fase de obra ou reforma é o uso de rodapés com canaleta embutida. Disponíveis em vários modelos, esse tipo de rodapé tem espaço para um, dois ou mais fios por trás deles. Não apenas para a área de televisão mas para toda a casa, esse pode ser um grande aliado no sumiço dos fios. Existem opções que ficam acima do rodapé e outras que podem ficar por trás deles.

Ilustração de canaleta acima do rodapé. Quando pintado da mesma cor do rodapé fica quase imperceptível. Divulgação/ ArchiExpo.

Decoração

"Se não pode vencê-los, junte-se a eles", certo? É possível disfarçar os fios sem sumir com eles: tornando-os elementos da decoração da sua casa. Acessórios de plástico, canaletas divertidas, revesti-los em algum material bacana… A ideia é escancará-los de maneira que agreguem ao visual do ambiente, deixando sua casa original e divertida.

Guilherme Torres ousou na condução dos fios pelo apartamento. O resultado ficou único e refinado. Divulgação/ Studio Guilherme Torres

 

Para esse ambiente mais despojado, os fios foram devidamente encaminhados e evidenciados por meio de condutores que dão charme ao espaço. Divulgação/ Studio DLux

 

Nicole, do The Vow, ensina como "camuflar" os fios feios de TV (ou outros que te incomodem). Divulgação/ Nicole The Vow.

 

Resultado final: O fio parece uma corda decorativa, encaixando na decoração. Divulgação/ Nicole The Vow

 

Resultado em zoom! Divulgação/ Nicole The Vow

Embutir na parede

Caso não tenha sido projetada desde o início da obra, essa é a opção mais cara e trabalhosa. Devem ser feitos rasgos na parede e deixar pontos de energia e alimentação nos locais exatos, fazendo com que os fios passem por dentro da parede por meio de eletrodutos embutidos, de preferência com seção retangular, o que facilita a passagem dos fios e tomada. O resultado é mais definitivo do que os anteriores, uma vez que para mudar os equipamentos de lugar, novamente precisará quebrar a parede.

Tubulação está embutida na parede. Divulgação/ TRiART Arquitetura.

E aí, qual solução te atende melhor? Tem mais algum macete para sumir com os fios? Conte para nós!

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver