Topo

Histórico

Casa de Viver

Veja diferentes formas de usar o metal na decoração

Casa de Viver

15/04/2019 04h00

O metal vem ganhando cada vez mais destaque na decoração de interiores. Com o aprimoramento de seu manuseio, a mão de obra e o material ficaram mais acessíveis. É um item com ótimo custo-benefício, que apresenta durabilidade e consegue suportar bastante peso com estruturas esbeltas.

O banco que corre na parede externa de fora a fora possui estrutura metálica e é revestido com placa cimentícia. Já o sofá é em metal revestido de madeira (Jader Almeida). Divulgação/ TRiART Arquitetura.

Os tipos de metal são diversos, mas os mais utilizados são o alumínio e o ferro, sendo este último mais pesado e resistente que o primeiro e tendo diferentes usos. Os metais podem ser pintados nas mais diversas cores e acabamentos como fosco, com brilho, tintas metalizadas, imitando latão… e por aí vai, sendo opções mais em conta. Outro metal muito utilizado é o inox, pela resistência à água, mas é mais caro.

Estante metálica faz divisória entre pia e cama. A Estante de ferro pintada de preto serve de elemento vazado onde podem ser colocadas gavetas e nichos. Divulgação/ AG Movelaria.

Muitas vezes o metal pode ser revestido por outros elementos, como folha de madeira, fórmica, tecido… e qual a vantagem disso? Pelo metal poder ser usado em grandes dimensões, em peças mais finas e suportar bastante carga, ele se torna ideal como estrutura.

Neste projeto de Walléria Teixeira, foram utilizadas as estantes metálicas de Jader Almeida que são em metal e revestidas em madeira. Divulgação/ Jader Almeida

Escadas também podem ser feitas nos mais diversos estilos devido à maleabilidade do material e ficam incríveis!

Neste projeto a Escada fica engastada na parede e solta do chão até encontrar a base de concreto. Divulgação/ Nildo José + Arquitetos

Banco é outro queridinho… podendo ser todo em metal ou trabalhando com outros elementos, como a madeira e a placa cimentícia. O metal e a madeira se amam, um ajuda o outro a se estruturar e criam uma estética incrível! Outro uso que o metal vem ganhando espaço é no mobiliário em geral. A flexibilidade e resistência garantem suportar o peso e se torna uma opção mais barata que a madeira. De modo geral os móveis com metal possuem uma aparência mais leve e ficam bem com tudo.

Detalhe do banco ao lado da lareira todo em metal com nicho para colocar a lenha. Uma estrura metálica fica presa na parede e faz o banco parecer flutuar. Cadeira em metal e couro de Zanini de Zanine. Divulgação/ TRiART Arquitetura

 

 

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver