Topo

Histórico

Casa de Viver

Como utilizar um sofá-ilha para dividir os ambientes em casa

Casa de Viver

24/04/2019 04h00

O sofá costuma ser um dos móveis mais queridos –e mais importantes– de uma casa. Por isso, além de bonito, ele precisa ser confortável. Aqui, apresentamos um tipo de sofá que nem todo mundo conhece, mas que tem ficado cada vez mais desejado: o sofá-ilha, em que um único encosto divide duas áreas.

Sofá em couro divide área de estar com Home. Divulgação/ DB Arquitetos

A grande vantagem deste modelo é você conseguir dividir os ambientes da casa sem interferir na continuidade de um cômodo, passando a sensação de maior espaço e amplitude. A sua localização depende muito da forma da planta e de sua metragem quadrada. Para ter uma ideia, vamos mostrar este móvel em diferentes espaços.

Sofá para os dois lados ganha uma área de chaise para relaxar (Foto: Divulgação/Pinterest)

Não é qualquer sofá que pode ser usado para os dois lados, principalmente quando ele já vem pronto. O interessante é procurar por sofás modulares,  tipo de móvel que possibilita "brincar" com seus assentos e encostos de tamanhos diferentes, uma vez que eles podem ser montados da forma que preferir.

Os módulos podem ser usados nas mais diferentes formas e profundidades (Foto: Divulgação/Living Divani)

Sofás-ilha costumam compor ambientes como a sala de estar com home theater ou salas de estar muito grandes que utilizam o móvel para dividir melhor o cômodo. Até mesmo o home theater ou salas de estar unidos à sala de jantar podem aproveitar o sofá-ilha como parte da composição.

Neste projeto, o sofá está em um apartamento de 38m² e divide a sal de estar da sala de jantar: profundidade mais curta no lado onde se faz as refeições (Foto: Renato Navarro)

Uma coisa importante a se pensar é na parte elétrica: para quem gosta de iluminação ao lado do sofá, ou de tomadas para carregar notebook ou celular, é necessário passar tomadas de piso para os locais próximos às beiradas do móvel.

Este projeto demonstra como jantar, estar e home podem se integrar sem comprometer a amplitude do local (Foto: Divulgação/TRiART ARQUITETURA)

Pronto, você já tem boas dicas para ajudar a escolher o seu sofá-ilha. Muitas lojas já disponibilizam este modelo e, apesar de ser mais caro, vale a pena, pois você tem dois sofás em um só –portanto é preciso mais material na confecção. Se você tem um tapeceiro de confiança, ele pode desenhar um sofá-ilha especialmente para você –e pode sair mais barato do que na loja.

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver