Topo

Histórico

Casa de Viver

Banheiros e cozinhas sem azulejos em tudo? É possível, sim!

Casa de Viver

15/11/2017 04h00

Quando pensamos em cozinhas ou banheiros, imediatamente vem na cabeça as paredes azulejadas, não é? Mas será que precisa ser assim? A resposta é NÃO! A ideia de utilização apenas parcial desses elementos está sendo cada vez mais aplicada! Se interessou? Então leia a seguir e saiba tudo sobre essa opção!

Neste banheiro só foi usado cerâmica nas áreas molhadas. No restante só foi usada tinta látex acrílica. Além de eficiente fica mais elegante. Divulgação: Tintas Suvinil – Cor Cinza Asfalto.

 

Quando se fala sobre a não utilização de azulejos em cozinhas ou banheiros, a primeira questão que vêm à cabeça é: mas as paredes suportam um ambiente úmido sem material cerâmico? E, pasmem, suportam, sim! Aquela ideia de que revestir tudo seria mais higiênico não passa de ilusão. Limpando os azulejos com água, o rejunte fica molhado por muito tempo e acaba dando o temido mofo.

Nessa cozinha ao invés de frontão foi ulilizado espelho. Apesar de parecer complicada, a limpeza é muito fácil. Restante das paredes, látex acrílico branco. Divulgação: Foto Gui Morelli

Se você não quer usar azulejos no ambiente todo, uma ótima opção bastante contemporânea é a sua aplicação apenas nas áreas que ficam em contato direto e constante com a água, como as paredes internas do box e na pia, que deve terminar com frontão ou espelho, evitando o contato direto da tinta com a água na hora da limpeza. Na cozinha, azulejos e/ou pastilhas devem ser colocados na área do fogão, coifa e pia, para facilitar a limpeza e conservação no dia a dia.

Cozinha gourmet apenas com a área da cuba e da churrasqueira com revestimento Liverpool da Portobello. Demais paredes, pintura em látex acrílico branco. Divulgação: Cerâmica Portobello

 

Cozinha integrada à sala: Piso com porcelanato e parede com pintura latéx branco. Divulgação: Projeto Beatriz Dutra Arquitetura e Interiores

 

E nem precisa, necessariamente, ser azulejo! Há inúmeras alternativas para o revestimento, como granito, pedra, mármore… Contanto que seja um material impermeável, você está livre para escolher o que melhor se encaixar na sua casa!

Nesta cozinha gourmet a parede da churrasqueira e do forno de pizza foi recoberta por cimento queimado. Divulgação: Foto Gui Morelli

Nas outras áreas do banheiro, uma ótima alternativa é a pintura com tinta epóxi ou acrílica lavável. Muitas dessas têm até substâncias anti-mofo. Basicamente, as etapas são: limpeza da superfície, aplicação de massa acrílica (para deixar tudo lisinho, escondendo azulejos e rejuntes), lixar e pintar! O conselho aqui, para evitar dores de cabeça futuras com danos na parede, é deixar um rodapé alto, com cerca de 30cm, feito do mesmo material do piso.

O fato de não se possuir azulejos simplifica a manutenção de encanamentos e eletricidade, pois, havendo a necessidade de quebra da parede, não será preciso achar novamente o mesmo revestimento. Mas como nem tudo são flores, paredes pintadas sofrem desgaste mais rápido, necessitando de pintura a cada 18 meses, em média.

Se tinta não é a sua, é possível revestir as paredes de áreas secas nesses ambientes com papéis de parede ou revestimentos vinilicos que sejam resistentes a água ou laminados. Essa opção é mais indicada se seu banheiro ou cozinha forem bem arejados.

Lavabo com revestimento em papel de parede. Divulgação: MGC Mármores

Quanto ao piso, fora do box, as opções não se restringem à cerâmica. Cimento, madeira ou fórmica, por exemplo, cumprem bem essa função. Fuja de versões polidas, pois podem ocasionar quedas feias, quando molhadas. E outra bela vantagem de dispensar o uso dos azulejos é a economia na decoração,pois, não é um item barato.

Neste banheiro as paredes são em látex branco e o piso em madeira. As paredes e piso das áreas molhadas são de mármore branco igual ao da bancada. Divulgação Foto: Tuca Reinés

Outra excelente opção para transformar esses ambientes é a resina epóxi, também conhecida como porcelanato líquido. Essa resina é um revestimento autonivelante tem uma espessura que varia de 3 mm a 5 mm e pode ser aplicado em qualquer área da casa, sobre diversos tipos de materiais como metal, cerâmica, porcelanato e pedras em geral, azulejo, contra piso, concreto e cimento queimado. Ela é de fácil manutenção, duradoura, impermeável, além de proporcionar um acabamento contínuo e liso.

Tendência para revestimentos que chega com força são as peças em formato hexagonal. Atuais e versáteis, entram no cardápio extenso de opções para revestir seu lar. Para aqueles que ainda não têm coragem de deixar o ambiente "pelado", um caminho é o revestimento apenas até metade da parede. É uma possibilidade moderna e que pode ficar bastante charmosa.

OBS: refazer a impermeabilização sempre vale a pena, prevenindo surpresas desagradáveis.

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver