Topo

Histórico

Casa de Viver

Para dividir ambientes você não precisa de paredes; veja ideias

Casa de Viver

02/04/2018 23h06

É possível, e cada vez mais comum, dividir ambientes sem paredes. Essas barreiras, além de roubar espaço, quebram completamente a continuidade visual entre os ambientes. Apesar da integração ser desejável, por motivos de organização de layout e funcionalidade, os ambientes pedem uma distinção entre si, o que não necessariamente implica na colocação de paredes! Vamos às dicas:

  • Móveis como divisores

Uma opção simples para separar ambientes é fazer uso do próprio mobiliário para isso. O layout, ou seja, a forma como você os dispõe, será o grande aliado aqui. Por exemplo: os sofás, usualmente encostados na parede, por serem grandes estruturas, podem separar o espaço entre o que está servido por ele (ou seja, o lado dos assentos) e o que está do lado de trás (o encosto). Como não é muito alto, mantém o visual amplo do ambiente ao mesmo tempo que delimita.

Outra possibilidade é usar dois sofás com seus encostos juntos, criando um ambiente para cada lado. Ou, se preferir, o encosto de um sofá pode servir como apoio para móveis funcionais, como aparadores, escrivaninhas.

Sofás com encostos opostos encostados. Ao lado direito da foto: sala de almoço. Lado esquerdo, estar. Projeto Triart Arquitetura

  • Ilha/península gastronômica

A ideia de conceito aberto, muito forte na América do Norte, chegou para ficar. O seu objetivo é unir cozinha a sala de jantar, normalmente através de uma bancada alta com banquetas, ao invés de parede. A evolução dessa tendência criou o que conhecemos como ilhas ou penínsulas. Nelas, é comum colocar fogão (ou cooktop), pia, estação de trabalho ou corte e lugar para refeições rápidas. A diferença entre ilhas e penínsulas é que a primeira é totalmente destacada da parede, enquanto a segunda normalmente tem um dos seus menores lados ainda ligados a ela.

Ilha, dividindo suavemente os dois ambientes: cozinha e sala de jantar. Projeto Beatriz Dutra

  • Divisórias móveis

Você deseja a integração, mas concordamos que existam momentos nos quais a privacidade e concentração são inevitáveis, não é mesmo? Para esse caso, as divisórias móveis são ideais! Sejam elas feitas de madeira, simulando um painel decorativo, ou com placas de vidro semitransparente, elas permitem uma flexibilidade enorme. Podemos fechá-las completamente, isolando os ambientes, abri-las totalmente, criando um espaço único e até mesmo brincar com a periodicidade das placas, criando intervalos interessantes.

Paineis de vidro leitoso fechado. Isolamento completo dos ambientes. Projeto Beatriz Dutra

Paineis abertos, revelando a cozinha e integrando o estar com a sala de jantar. O piso distinto tambem acentua a divisão sem obstruir! Projeto Beatriz Dutra

Dica: lembre-se que, ao usar madeira maciça, você isolará visual, luminosa e acusticamente os ambientes. Usando vidro, a continuidade visual será preservada e a luminosidade também! Optando por elementos vazados, ainda é possível passar som e luz… as possibilidades são inúmeras! O que se encaixa mais ao seu projeto?

  • Biombo

Apesar da palavra remeter a algo antigo, usados nos palácios ou na casa de nossas avós, a variedade de modelos é muito grande e as possibilidades são inúmeras. Os materiais e os desenhos usados são modernos, e muitas vezes divertidos, têm para todos os estilos, basta procurar. Normalmente são elementos leves e móveis, portanto permitem muita versatilidade.

Biombos usados na Casa Cor 2017 por Gisela Miró e Rafael Carvalho

  • Ambientes embutidos

Com o espaço cada vez mais escasso, cada vãozinho torna-se precioso! Pensando nisso, os arquitetos vêm criando maneiras diferentes e esteticamente elegantes de otimizar as áreas. Se você não tem espaço para segregar a cozinha dos outros ambientes, que tal escondê-la?

Cozinha da marca alemã Warenhorf que, ao acionar de um botão…

… para de ser um enorme painel e atua como cozinha de fato!

Elementos de cozinha, como fogões e pia, têm se adaptado e diminuído ano a ano, tornando possível criarmos uma bancada continua que possa ser escondida com um simples fechar de portas, como um armário. A lógica é muito similar a dos painéis móveis, mas ao invés de separar os ambientes apenas esconde um deles, como a cozinha, ou área de serviço.

  • Estantes vazadas

    Leve e de fácil execução, estantes vazadas contribuem para a divisão física dos ambientes ao mesmo tempo que permitem integração visual, a passagem da luz e da ventilação, em maior ou menor grau, dependendo da quantidade de objetos depositados sobre as prateleiras.

    Estante vazada, com nichos decorados. O latão conferiu leveza e requinte à estrutura. Projeto de Triart Arquitetura.

Essas estantes podem, inclusive, abrigar plantas, se tornando uma espécie de jardim vertical, como nesse projeto do Sgabello Interiores

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver