Topo

Estante: você vai querer uma na sua casa depois destas ideias

Casa de Viver

14/03/2018 04h00

Muitas pessoas desejam ter uma estante, mas não sabem como montá-la ou revesti-la. E quem pensa que estante é coisa do passado vai se surpreender.

Estante do designer Jader Almeida. Aqui vemos uma estante de madeira com plantas, livros, caixas e bandeja de bebida. Além de gavetas fechadas. Divulgação: Jader Almeida

Estantes são ótimos móveis para quem deseja armazenar itens e mostrar aos seus convidados quem você é com diversos livros e objetos. A forma de montar uma estante, diz muito sobre a personalidade de cada pessoa e pode ser usado em praticamente todos os ambientes do seu lar.

Nosso primeiro exemplo vão para as estantes metálicas, que possuem um design industrial despojado. Além disso, algumas estantes de metal podem ficar mais leves, possibilitando  o deslocamento com muita facilidade.

Estante metálica suspensa e vazada. Essa estante ajuda a dividir ambientes com leveza por se ver o outro lado e pela fina espessura do material. Podemos perceber pouca produção. Divulgação: Metro Arquitetos

Estante metálica com prateleiras em madeira. Perceba que o desenho da estante é moderno, porém quem dá o contexto é a cor dourado do metal, com objetos mais tradicionais. Já vemos mais produção nessa estante com plantas, quadros e livros. O bacana dessa estante é que ela pode ser levada facilmente por ter pés, além de poder ser repintada e mudar seu astral. Divulgação: TRiART ARQUITETURA

Outra estante moderna, são aquelas que tem menos informações e são mais limpas e minimalistas, trazendo leveza ao projeto, como a primeira foto do post de hoje.

As estantes mais tradicionais são aquelas feitas de madeira e fixas na parede que trazem aconchego e sofisticação ao ambiente. A vantagem de serem fixas é que elas conseguem ter um encaixe melhor, mostrando ser uma peça única.

Vemos neste lindo projeto de Davis Bastos, a estante como um dos atores principais. Perceba como alguns nichos são pretos, além de uma lareira no centro inferior. Perceba também como os equipamentos de som no lado inferior esquerdo desaparecem com o nicho preto. Divulgação: DB Arquitetos

Conforme brincamos com a disposição e cores das prateleiras, elas podem ficar mais modernas ou clássicas. Existem as estantes das mais certinhas com tamanhos certos até aquelas assimétricas com movimento.

Outra forma de dar mais funcionalidade para quem tem pouco espaço, é de usar partes abertas e outras fechadas com portas, possibilitando o armazenamento de objetos que não precisam ser vistos.

Aqui temos uma parte da TV mais limpa com uma estante de cheios e vazios ao lado direito com um bar e mesa. Perceba também que a adega está encaixada em um dos nichos.

E existem os antigos loureiros que trazem grande sofisticação não só à projetos mais clássicos, mas até os mais modernos. Tudo depende de como você vai dispor essa peça e quais itens serão colocados. Ouse em colocar objetos de formas inusitadas e não tenha vergonha de mostrar o que faz parte da sua vida.

Neste projeto de Marina Linhares para Casa Cor RJ, vemos um louceiro antigo embutido em uma estante. Divulgação: Marina Linhares Interiores

Por fim, uma dica que vale para estantes em geral. Quando possível, use a estante em uma parede inteira, mesmo que seja pequena. Pois colocar uma estante pequena solta em uma parede passa a sensação de espaço menor.

Escolha a estante mais adequada para você e mude sua casa.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Estante: você vai querer uma na sua casa depois destas ideias - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Mais Posts