Topo

Histórico

Casa de Viver

Pegue a pipoca, pois temos 6 dicas para sua sala virar um cinema

Casa de Viver

31/10/2017 04h00

Nesta sala, o painel preto ajuda a camuflar a TV. Divulgação/MN Arquitetura e Decoração.

Primeiro, todo mundo colocava a televisão na sala de estar. Depois, o sonho era ter uma salinha exclusiva para ela. Mas a tecnologia se desenvolveu, e o acesso à internet pela televisão (e aquela camarada, a Netflix) é um sucesso. Sem falar que os cinemas estão caros, né? Enfim, a TV está de volta à sala principal da casa.

Uma sala com TV se tornou um espaço de convívio não só da família para assistir à novela e ao futebol, mas um espaço para reunir amigos e se entreter. Ela é a grande opção de lazer. Os espaços precisaram ser ampliados para que todos coubessem. Além disso, os apartamentos estão cada vez menores, portanto, não existe melhor lugar para a TV do que a sala. Então vamos às dicas para combinar o aparelho ao ambiente.

1. Escolha de TV: a TV deve ser proporcional ao tamanho do ambiente. Veja qual o tamanho ideal de tela para a distância que existe entre a TV e o sofá ou poltrona. Se não houver muito recuo, uma tela muito grande gera desconforto.

2. Local de instalação: ela deve ser colocada na parede onde tenha menor incidência de luz. Caso isso não seja possível, coloque uma cortina com um tecido bem grosso ou blackout. Mais uma veza tecnologia auxilia nessa hora, já que é crescente o leque de opções por televisões que mantêm a qualidade de imagem mesmo com a claridade.

Home com painel de madeira e cortina para proteger a TV da luz. Divulgação/ Meyer Cortez

 

3. Mobiliário: a palavra chave na hora de escolher mobiliário para esse ambiente é conforto! Poltronas largas, muitas vezes reclináveis, revestimento com material agradável ao toque e, de preferência, que necessite de pouca manutenção. Sofás grandes em "L" são bastante utilizados. Além dos conhecidos sofás e poltronas, futtons largos colocados no chão e revestidos de lona, material resistente, pré-encolhido e de fácil lavagem. Adicionadas algumas almofadas, viram um local perfeito para as crianças e adultos.

Sala de Esta integrada ao Home. Dois sofás com apenas um encosto permite a flexibilidade da sala.

4. Tecidos e tapetes: salas são locais de agregação da familia, amigos e parentes. Ou seja, é bem possível que caia pipoca, comida e vinho no meio da empolgação. É importante que a escolha de cores e tecidos, principalmente nos estofados e tapetes, seja feita pensando nisso. Prefirta tecidos fáceis de limpar ou use capas fáceis de lavar e difíceis de desbotar. Nos tapetes mesclados as manchas aparecem menos.

5. Cores das paredes: é preciso avaliar como esse cômodo conversa com o restante da casa: se for aberto e integrado a outros ambientes, o ideal é manter o mesmo padrão de cores, com o objetivo de integrá-los de fato. Por outro lado, se for uma sala separada e fechada, por exemplo, opte por cores mais aconchegantes. Para o entorno da TV, cores escuras e neutras são bem-vindas, para que nossa atenção fique focada na tela. Evite a colocação de objetos e quadros nessa parede, pelo mesmo motivo.

Home bem aproveitado com marcenaria preta que ajuda esconder os equipamentos. Divulgação/ Beatriz Dutra

 

6. Caixas de som: da mesma forma que o tamanho da tela, as caixas de som, bem como a forma de alocá-las, dependerá de cada projeto. Há empresas especializadas em projetos de instalação de sistemas de som para salas de televisão que se adequam ao tamanho/uso do espaço e ao desejo do cliente.

Pegue sua pipoca e mãos à obra!

 

 

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver