Topo

Histórico

Casa de Viver

Móveis orgânicos, de novo, estão bombando nas lojas e nas casas

Casa de Viver

07/05/2019 04h00

Um dos novos queridinhos do mercado são os móveis orgânicos, aqueles cheios de curvas e formas arredondadas. São sofás, mesas de centro, mesas de jantar, bancadas, marcenaria (e a tendência aparece até mesmo na arquitetura).

Vemos a forma orgânica na arquitetura de interiores. Aqui, o arquiteto usou o recurso para criar a sanca de iluminação. Divulgação/ Gustavo Neves

Para quem não sabe, as formas orgânicas são aquelas presentes na natureza. O arquiteto Oscar Niemeyer é conhecido pelas curvas de seus projetos que exemplificam isso. Elas trazem leveza ao projeto e maior fluidez, não se sentindo amarrado e com sensação de continuidade.

Sofás

Sofás estão sendo muito usados curvos ou com inclinações. Apesar de ser mais difícil de deitar em um sofá assim, a vantagem é conseguir ter um sofá maior em um mesmo espaço que ocuparia um sofã de linhas retas.

Projeto com sofá curvo conversa com mesa de centro forma hexagonal. Divulgação/ NJ+

Mesas de jantar

A mesa de jantar pode fazer curvas de modo que facilitem o encaixe do número de pessoas que você deseja acomodar. Os tampos mais legais em mesas orgânicas são os de pedra ou madeira.

Mesa de jantar com formato amorfo em mármore. Divulgação/ Baxter

 

Mesas de centro ou laterais

Podem ser encaixadas no sofá e podem ser dos mais variados materiais, como o metal por exemplo. O bacana das mesas de centro é que você pode brincar com mais de um elemento, formando uma composição de mesinhas que formem um desenho que lhe agrade.

Composição de mesas orgânicas traz fluidez ao espaço. Divulgação/ DB Arquitetos.

Bancada

Bancadas de cozinha ou banheiro também podem ganhar o formato orgânico — nesses casos, geralmente, são feitas em pedra. Há maquinários atualmente que permitem fazer as mais diferenciadas formas na pedra.

Projeto mostra bancada como mesa. Veja a versatilidade e movimento que a peça traz. Divulgação/ TRiART Arquitetura.

Dica: Por mais que os elementos orgânicos venham ganhando espaço é legal mescla-los com formas geométricas também, assim, você cria um jogo de formas e enriquece o projeto. E aí? Já se acostumou com a ideia ou ainda se assusta? Comente.

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver