Topo
Casa de Viver

Casa de Viver

Histórico

Quer fazer sua casa parecer maior do que é? Veja 9 dicas

Casa de Viver

27/04/2019 05h00

Alguns truques de decoração podem ser usados para fazer sua casa parecer maior. Combinar as cores certas e optar por móveis de proporções adequadas aos espaços ajudam. Vamos aos detalhes? Veja a lista que montamos com 9 dicas para te ajudar nessa tarefa:

 

  • AMBIENTES INTEGRADOS

Quando temos um apartamento ou casa com metragem pequena (até 50m² ou 70m² – depende do número de dormitórios) o ideal é integrar o maior número de ambientes. Se o imóvel tiver somente um dormitório, até o quarto pode ficar integrado, e o resultado fica bem charmoso. Outra ideia é fazer uma divisória móvel entre quarto e sala.

Studio com sala, quarto e banheiro integrados. Divulgação/ NJ +Arquitetos

  • PISOS IGUAIS

Utilizar o mesmo piso nos ambientes passa a sensação de espaço maior. Por exemplo, se temos uma cozinha aberta para a sala, o ideal é usar o mesmo piso nos dois cômodos.

mesmo piso na sala e cozinha. Veja como o espaço da cozinha foi aproveitado como cooktop e bancada. Divulgação/ TRiART Arquitetura

  • PAREDES EM DRYWALL
    Divisórias em drywall são uma boa opção por serem paredes mais finas do que as tradicionais. É possível ganhar até 5% de área útil. Só preste atenção ao prender prateleiras ou itens pesados na parede. Nesse caso, vai precisar usar um suporte.
  • CORES
    Quanto mais monocromático o espaço (cores iguais ou próximas), maior será a sensação de amplitude. Portanto, a indicação é ter paredes, cortinas e teto no mesmo tom. Siga essa dica também com móveis grandes, como o sofá.

Cores uniformes são quebradas na produção com cor nos livros e itens decorativos. Divulgação/ Rodrigo Melo Fotógrafo.

 

  • PÉ-DIREITO ALTO
    Quanto mais alto o pé-direito, melhor. Dependendo da situação, é possível deixar o teto na laje, sem usar forro. A dica, nesse caso, é usar trilhos de iluminação para distribuir os spots.
  • MÓVEIS EMBUTIDOS
    Marcenaria embutida parece um complemento da parede, diminuindo o número de elementos visuais. O mesmo acontece quando a cozinha está escondida ou os eletrodomésticos estão embutidos. Tudo isso ajuda a aumentar a impressão de amplitude.

Porta de correr na frente da cozinha esconde a marcenaria e traz unidade. Divulgação/ Renato Navarro.

  • ESPELHOS
    Esta é uma dica clássica para deixar o espaço maior. E o pulo do gato é usar um espelho grande, de uma parede de cima a baixo. Confunde o olhar e dá a impressão de uma área mais ampla.

Espelho na parede reflete todo o apartamento. Quadros na frente do espelho quebram a monotonia.

  • MÓVEIS BAIXOS
    Uma dica bacana é usar móveis baixos, como mesas de centro.  Assim, a altura do olho fica mais limpa.
  • UNIFICAR FUNÇÕES
    É ideal que um mesmo móvel tenha mais de uma função. Com isso, economizamos espaço com objetos versáteis.

Móveis baixos como sofá e banco se mesclam com a cozinha que pode ser escondida. Divulgação/ TRiART Arquitetura.

 

Está na hora de testar na sua casa. Comente suas dúvidas e nos mande fotos se seguiu nossas dicas. Até a próxima!

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Mais Blog Casa de Viver