Topo

Histórico

Casa de Viver

Como recuperar tacos e outros pisos de madeira

Casa de Viver

20/02/2019 04h00

Os pisos de madeira são conhecidos por sua sofisticação, durabilidade e valorizam qualquer imóvel. Mas precisam de cuidado e manutenção. Mesmo depois de anos é possível revitalizá-lo e deixá-lo como novo. Como? Veja alguns passos que podem ser seguidos, com o auxílio de um profissional, para você poder deixar seu piso novinho. Este tratamento só é possível em pisos de madeira natural, como assoalhos, tacos e madeira maciça.

Decks externos também podem passar pelo processo de revitalização com o tempo. Divulgação/ TRiART Arquitetura

Posso substituir tacos faltando?

No caso de tacos de madeira, algumas peças podem estar soltas e até mesmo terem se perdido. Mas não se preocupe: o especialista em pisos de madeira identifica qual é a madeira utilizada e troca as peças necessárias. Elas podem ser substituídas.

Preciso retirar os móveis e sair de casa?

Para fazer o serviço é importante ter os ambientes livres de móveis, pois o piso terá de ser lixado e isso fará bastante pó. Se possível, saia de casa durante o período para não ter desgaste com a bagunça e a sujeira. Para um apartamento de 100m², o tempo estimado para a recuperação é de uma semana.

A cor do meu piso vai mudar?

A cor do seu piso de madeira pode mudar, sim. A camada superficial sofre com as intempéries do tempo, portanto, é bastante provável que a recração mude um pouco a cor do material. Você também pode forçar a mudança de cor, deixando a madeira mais clara ou mais escura, utilizando produtos químicos que são de conhecimento do especialista.

É possível corrigir os vãos entre as madeiras ou tacos?

Sim. Após a troca das madeiras e o lixamento do piso, está na hora de rejuntá-los novamente, aperfeiçoando os encontros das madeiras e possíveis furos ou deformações.

O piso vai ficar brilhante?

Por fim, está na hora de escolher o acabamento, onde um produto protege a madeira de líquidos e gorduras. Esse produto pode deixar o piso com brilho, semi-brilho ou fosco. Atualmente, os aspectos fosco e acetinado (semi-brilho) são os mais utilizados. Após aplicado não se pode pisar por pelo menos 48 horas, tempo suficiente para o produto secar por completo e não sofrer avarias.

Dica final: é muito importante encontrar profissionais que tenham experiência para ter um bom resultado e minimizar os incômodos com sujeira e organização do local. Organize-se e deixe seu piso de madeira novinho em folha.

 

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver