Topo

Histórico

Casa de Viver

7 coisas que você precisa saber se sonha em ter uma piscina em casa

Casa de Viver

10/01/2018 04h00

Piscina com base em concreto e paredes em alvenaria feita com blocos de concreto e concreto com acabamento em cerâmica. Divulgação: Revestimentos Portobello

Ter uma piscina em casa é algo que a maioria das pessoas gostaria. Apesar de valorizar o imóvel, requer um grande investimento, preparações do terreno, manutenção, planejamento e muitos outros cuidados.

É preciso conhecer sua rotina e saber que a responsabilidade de uma piscina em casa é quase diária. Na hora de escolher o tipo da piscina, pense em sua limpeza, tamanho e considere o quão disposto você está a arcar e separar um tempo para isso.

Antes de construir, é importante buscar respostas para algumas perguntas como:

  1. É muito caro construir e mantê-la?

Não é possível dizer com exatidão o valor de construção de uma piscina. Afinal, existem inúmeros fatores que influenciam para mais ou para menos o orçamento inicial da obra. Tamanho e materiais escolhidos, por exemplo.

Todo equipamento necessário para limpeza e manutenção da piscina tem o seu custo e, uma vez que essa conservação é contínua, também as despesas serão fixas.

Há tarefas que podem ser realizadas por conta própria (limpeza, depuração da água etc.), mas, se você preferir contratar os serviços de uma empresa de manutenção para revisar os níveis de PH, cloro, realizar a troca da areia do filtro, saoiba que isso tem custos, em muitos casos bem elevados.

  1. Quais são os tipos mais comuns?

Concreto e alvenaria: pode atender dos projetos mais ousados aos mais simples. Para sua construção, no entanto, é preciso observar que ela pode precisar, além de mão de obra especializada, mantas asfálticas para evitar rachaduras ou vazamentos.

Piscina de alvenaria e revestimento e pedra Água Marinha da Palimanan. Projeto Beatriz Dutra.

Fibra de vidro: perdem no quesito variação de formatos. Porém são muito mais fáceis e rápidas de serem instaladas. A limpeza também é fácil, por terem superfícies lisas, elas não acumulam fungos ou bactérias. Essa opção é mais barata que a de concreto e alvenaria. Agora com acabamento em pastilha!

Piscina de Fibra Casa Cor 2016 da iGUi com pastilha branca, projeto do Paisagista Ricardo Pessuto

 

Vinil: com a mesma base da de alvenaria, dispensa a necessidade de impermeabilização e revestimento. Porém, esse material é mais frágil e pode se danificar caso algum objeto cortante caia dentro d'água ou tratamentos com cloro forem inadequados. São uma das opções mais baratas em termos de obra e manutenção, porém sua durabilidade é bem menor.

Piscina de Vinil da empresa Casa da Piscina

 

  1. Preciso obter o relatório de teste do solo antes da construção?

Sim! É imprescindível ter total conhecimento do solo no qual se deseja instalar a piscina, principalmente caso a piscina seja de azulejos. Tal teste é realizado por profissionais. Consulte sempre um antes de qualquer início de obra!

  1. Qual o melhor posicionamento no terreno?

É importante escolher um lugar que bata sol na maior parte do tempo, e observar onde a privacidade será maior, com relação aos vizinhos. Evite regiões com raízes de árvores ou plantas, que dificultam a escavação ou levantam o solo, provocando futuras imperfeições na piscina. Procure não a posicionar perto de plantas que soltem muitas folhas, isso economizará tempo e dinheiro com manutenção. É uma decisão que determinará inclusive aspectos como acessibilidade à maquinaria.

  1. É seguro ter iluminação na piscina?

Fazendo sempre com a orientação de um profissional e uma equipe especializada, iluminação na piscina não só é segura como muito charmosa. O projeto luminotécnico nessa área garante uma atmosfera moderna, aconchegante e facilita o aproveitamento noturno.

  1. Qual é a profundidade mínima e máxima da piscina?

A profundidade mais indicada para piscinas residenciais varia entre 0,60m a 1,50m. Mais importante do que a profundidade é a escolha dos acabamentos que precisam ser adequados e seguros, como revestimentos antiderrapantes, laváveis e com inclinação suave, para preservar o sistema de drenagem. Consulte sempre o projetista que dará a especificação correta para cada tipo de utilização.

  1. Com que frequência preciso fazer manutenção na piscina?

A manutenção da piscina requer muita paciência, disponibilidade e trabalho, exigindo tarefas diárias, semanais, mensais, bimensais, semestrais e anuais que têm de ser executadas para assegurar o pleno funcionamento e a longevidade da piscina. Em especial quando são a céu aberto e com uso frequente. Tomar uma ducha e limpar os pés antes de entrar ajuda a mantê-la mais limpa.

Dica extra! Equipamentos e acessórios para segurança e conforto:

Capas, para evitar acidentes, ajudar na limpeza e economizar energia; escadas metálicas, para facilitar o acesso seguro; pás de limpeza rápida; eventual portão, para limitar acesso de crianças sem supervisão; ralos com sistema de segurança contra sucção. Todos esses itens ajudam no controle de segurança. Mas, para que sua piscina esteja realmente protegida, o ideal é a observação constante.

Pegue seus óculos de sol e bom proveito!

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver