Topo

Histórico

Casa de Viver

Saiba quais são os ralos de dinheiro de uma reforma e economize na obra

Casa de Viver

02/10/2018 04h00

Getty Images

Você sonha, planeja, economiza e trabalha duro para construir ou reformar sua casa. Mas, o grande problema que atrasa seus planos é o grande custo que esses processos geram, certo? Foi pensando exatamente nisso que fizemos essa matéria, mostrando alguns itens que são dispensáveis na sua obra ou que você pode fazer com que custem muito menos! Gostou da ideia? Então venha conosco e descubra como você pode fazer seu projeto sair do papel sem extrapolar os custos!

Planejamento

Antes de começar qualquer obra, é imprescindível ter organização e um projeto bem feito. Você sabia que algumas construções chegam a desperdiçar até 35% do consumido na sua produção? Para edifícios, por exemplo, isso significa que, para cada três unidades, a quarta construção é jogada no lixo! Para que não seja seu caso, sempre planeje antes de comprar materiais básicos!

E falta de cálculo de quantidades a serem usadas, independentemente do material, faz com que se compre em excesso, o que acaba deixando aquele resto de cimento estragando no tempo, peças de pisos jogados para todo lado, sobras de materiais que foram pedidos a mais desnecessariamente e lixo.

Assim como alimentos, alguns materiais de construção têm validade. Fique atento e organize o recebimento dos pedidos, fazendo-os de acordo com o andamento da obra e comprando a quantidade ideal de cada etapa. Dessa maneira, até em frete você conseguirá economizar. Reduzir o desperdício não só melhora o prazo da execução da obra, como ajuda o ambiente e diminui seus custos.

Acompanhamento da obra

Já ouviram a máxima de que "o olho do dono é que engorda o gado"? Pois bem, ela pode se encaixar aqui: espera-se, claro, que a equipe de obra seja boa e responsável, mas pode acontecer de a equipe não tenha tanto cuidado para ter o máximo aproveitamento dos materiais.

Uma vez que sai do seu bolso, é importante que você (ou uma equipe especializada) esteja sempre presente, para ver como está sendo feito o uso dos materiais, se estão tirando o melhor proveito de todos, se não há negligencia ou descuido na hora de armazená-los… Garanto que esse acompanhamento economizará um valor considerável.

Refação

Nada bem-feito da primeira vez é tão oneroso como algo refeito. Por essa razão, não seja apressado e sempre tenha um ótimo projeto, bem redondo e compatibilizado (hidráulica, elétrica, marcenaria, acabamentos…) antes de começar a quebradeira.

As modificações durante o andamento da obra podem ser, além de enormes dores de cabeça, um peso para seu bolso, pois a quantidade de materiais a ser usado naquela ideia anterior não vai ser a mesma da nova, os funcionários da obra precisarão adaptar o cronograma, atrasará seu planejamento e, como consequência, aumentará seu custo de mão de obra também.

Seja porque uma nova vontade surgiu ou por que algo deu errado, o retrabalho será um ônus para você. Então procure não mudar o que planejou.

Qualidade

Tão importante quanto a equipe escolhida para fazer a obra, é a qualidade dos materiais comprados. Mais uma máxima que se encaixa perfeitamente aqui: o barato pode sair caro.

É claro que você pode (e deve!) pesquisar o melhor preço e as melhores condições na hora de comprar qualquer item para sua obra, mas tenha sempre em mente que não adianta comprar materiais de construção baratos, se a pouca qualidade deles faz com que precisem ser trocados em pouco tempo.

Pior ainda, essas escolhas apenas pelo preço sem verificação de eficiência colocam em risco seu imóvel e sua família. Uma fiação despreparada para a quantidade de eletrodomésticos que você tem pode sofrer uma sobrecarga e levar a um incêndio, por exemplo.

Optar por comprar lâmpadas de LED pode até gerar um gasto maior em um primeiro momento, se comparadas às convencionais. Porém, a longo prazo, gerarão uma enorme economia para você na conta de luz. Assim como tintas de qualidade, que rendem mais, ou torneiras economizadoras, que poupam

Cuidado com o "já que"

Essa pequena introdução de frases pode ser perigosíssima durante uma obra. Envolvidos no calor do momento, ansiosos para ver tudo pronto e lindo, podemos acabar nos deixando levar ou pela imaginação ou por ideias de terceiros querendo fazer reforma em todos os cômodos da casa, afinal, "já que estamos fazendo a cozinha, por que não fazer a sala de jantar?". Mas quando chega ao fim, você se depara com um gasto equivalente ao dobro do que imaginou de início.

Portanto, se você planejou reformar sua cozinha, reforme apenas a cozinha. Deixe para mudar sua sala de jantar quando a cozinha terminar, assim você tem tempo para ajeitar seus recursos financeiros, programar a obra, barganhar preços… Lembre-se: quanto mais se planejar, menos vai gastar!

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver