Topo

Histórico

Casa de Viver

9 Itens baratos que mudarão a decoração da sua casa

Casa de Viver

25/09/2018 04h00

Montar uma casa não é fácil, demanda muito tempo e dinheiro, principalmente. Mas nem sempre é preciso gastar horrores para modificar seu lar. Veja alguns itens que irão ajudar você a mudar o visual do seu lar gastando pouco:

1. Mantas

As mantas fazem toda a diferença. Elas trazem sensação de aconchego e conforto, sejam elas no braço de um sofá, esticadas em um pufe, na barra da cama ou em um cesto. Para quem gosta de cor e textura, é um bom item para poder brincar.

Manta traz aconchego para banco de madeira junto com almofadas ao fundo. Divulgação/ My scandinavian home

2. Almofadas

Outro item que permite variar tons e texturas é a almofada. Existem em diversas lojas com preços acessíveis. Você pode colocar todas em uma mesma cor ou deixar cada almofada em uma estampa diferente, com cores diversificadas.

Nesta sala, o sofá azul petróleo recebe almofadas na cor do sofá e nos tons marrom e verde, que conversam com outras cores do ambiente, como mesa de centro e planta – Divulgação/ Studio Roca

3. Quadrinhos Decorativos

Quadros são caros. Mas quem disse que você mesmo não pode montar algum? Pegue gravuras ou imagens em feirinhas e mande emoldurar. Cartões-postais ou com frases legais podem ficar superinteressantes. Você também pode escrever uma frase do seu gosto e imprimir em um papel canson. Depois, é só colocar em uma moldura.

Nessa antiga estante, o quadrinho com a frase "Don't stop believing, hold on to that feeling" (em português: "Não pare de acreditar, segure-se nesse sentimento.") compõe a estante com pratos, xícaras, livros de sebo sem capa e um bule que está servindo como vaso – Divulgação/ TRiART Arquitetura – Foto: Renato Navarro

 

4. Luminária Decorativa

A variedade de lojas no ramo de iluminação é bem extensa. Existem marcas de iluminação (ou grandes lojas de departamento conhecidas) que oferecem luminárias com preços superbaixos. Podem ser pendentes para mesa de jantar ou criado mudo; abajures para mesa lateral da sala ou do quarto; luminárias de piso para mesa de jantar, sofá ou luz de leitura na cama. Fique à vontade para escolher a que mais combina com sua casa.

Luminária para mesa lateral com regulagem de altura. Manta na cama em tom cinza escuro e livros de sebo na mesa e no chão – Divulgação/ TRiART Arquitetura.

5. Velas

Lamparina é um elemento muito legal para deixar a casa gostosa no período da noite, com uma vela dentro. Você pode colocar uma só em um ponto ou fazer uma composição com várias lamparinas. Os materiais são diversos: madeira, metal, cordas… Normalmente, são protegidas com vidro. Outro acessório bacana são as velas de cheiro que, normalmente, já vem em um pote decorativo, que, além de iluminar e decorar, deixa a casa com um cheirinho supergostoso e traz relaxamento.

Neste banheiro com chuveiro a céu aberto foi escolhido colocar lamparinas de madeira e vidro no chão. Divulgação/ David Bastos

6. Livros de sebo

É sempre bom ter livro em casa, ainda mais quando a casa tem uma estante. Mas nem sempre é possível ficar comprando livros,  que muitas vezes são caros. Os sebos, porém, vendem os mais diversos livros por um preço bem mais camarada. Além disso, para quem gosta de algo mais conceitual e monocromático, pode usar até os que estão sem capa.

Livros de sebo sem capa por diversas partes da estante ao fundo. No canto inferior-esquerdo da foto, um balde de acrílico repleto de livros. – Divulgação/ Marcela Penteado e Kika Mattos

7. Vidros

Vasos costumam ser caros. Uma alternativa legal é comprar alimentos que vêm em potes de vidro, como palmito. Também valem as garrafas de vidro, de vinho, cerveja ou qualquer bebida… Após o uso, basta retirar o rótulo e limpar o recipiente. Com isso, você pode guardar grãos de feijão, arroz, macarrão ou colocar flores para decorar.

Prateleiras de cozinha com temperos em vidros e plantas.

8. Plantas

É sempre bom ter plantas em casa. Elas trazem vida e nos conectam com a natureza. Podem ser flores ou folhagens verdes. Se você mora em casa e tem um jardim, pode usar as folhagens de lá para decorar mesas e cantos.

Ideia muito bacana com plantas penduradas acima da mesa. Destaque também para o arbusto em cesto estampado preto e branco. Divulgação/ Chris Warnes.

 

9. Bandeja

Uma bandeja em casa não pode faltar. Além de ajudar para servir as pessoas, as bandejas podem compor um bar com bebidas, copos ou até mesmo ser usada no banheiro, onde você pode colocar sabonetes com toalhinhas.

Bandeja com bebidas, vela e flor. Na prateleira superior, garrafas vazias ajudam a decorar. Divulgação/ Lovepordú

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver