Closet exige um certo investimento, mas não é só para rico; veja dicas
Closet é um espaço de desejo para muitas pessoas, mas muita gente acha que é coisa de rico. Não é bem assim. Se você tiver um espaço a mais no quarto (ou um quarto extra), dá para você ter o seu, sim. Dá uma olhada nessas dicas:
Precisa de um espacinho, mas não necessariamente mais dinheiro
O que define um closet é um ambiente, com uma porta de entrada, sem que haja necessidade de uma porta para cada módulo de armário. Com isso o custo se torna até menor, pois você gastará com uma porta apenas –e não com várias para cada espaço do armário, que são caras.

Closet todo branco com roupas organizadas. A marcenaria não possui fundo e a parede está à mostra. Divulgação/ Ruemag.com
Pense que deve ter ventilação
É bom que o closet seja uma área arejada, para que, em locais muito úmidos, não corram o risco de mofar ou ficar com cheiro ruim. Isso pode acontecer, especialmente, se o closet estiver próximo ao banheiro. Se na sua casa não tem jeito, e o espaço é totalmente fechado, lembre-se de, frequentemente, deixar a porta aberta para que circule ar.

Closet grande e arejado com uma pequena academia dentro. Portas de vidro de correr em espelho permitem deixar áreas abertas ou fechadas. Divulgação/Beatriz Dutra
Não se esqueça da iluminação
No closet, é importante ter boa iluminação. Nesse caso, as difusas são as melhores, por ter uma alta potência e propagar a luz de maneira uniforme. As sancas iluminadas são muito utilizadas e, atualmente, os perfis de LED, com dimensões mais finas, também funcionam. Há quem goste de ver as roupas bem claras e, para isso, opta por iluminação em cada prateleira. Mas isso sai mais caro e exige um bom planejamento da fiação elétrica.

Closet revestido com painel de madeira. Perceba como o fundo se diferencia das prateleiras. As sancas iluminadas permitem uma ótima iluminação para o ambiente. Divulgação/ Beatriz Dutra
A escolha das cores
Essa é a parte em que o céu é o limite: as opções são as mais diversas. Para quem gosta de espaços mais modernos, por que não escolher para o closet ton mais escuros? A claridade pode ser prejudicada, mas isso pode ser resolvido com boa iluminação. Para quem gosta de sentir o espaço maior, e ter boa funcionalidade, as cores claras são mais indicadas.

Closet em tom cinza médio, feito em painel de madeira com revestimento que imita linho. Possui um ótimo custo e fica lindo!
Opções de revestimentos não faltam
A gama de madeiras é enorme. Há revestimentos lisos, outros que imitam linho e os que imitam madeira –estes são os mais baratos. Para quem desejar uma lamina natural de madeira ou laqueada, tudo bem, mas isso pode encarecer um pouco o projeto.
Outra dica legal que faz um bom efeito é o armário não ter fundo. Não tem problema a parede ficar exposta: ao contrário. Você pode pintá-las, usar papel de parede ou revestir tudo com recidos. Fica lindo e o custo não é alto.

Projeto de quarto com closet pequeno e escuro. Repare que no fundo, ao invés de deixar a parede pintada, foi colocado um tecido colado na parede. Fica um charme. Divulgação/ TRiART Arquitetura
Pronto, agora você possui as informações necessárias para começar a planejar o seu. E um closet fica muito mais bonito quando as roupas estão organizadas. Portanto, cuide dele!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.